sexta-feira, 9 de outubro de 2009

PRÊMIO NOBEL DA PAZ - Opinião do grupo Talibã.

"Obama deveria ter sido premiado pelo Nobel da violência", diz grupo Talibã

O prêmio Nobel da Paz, recebido nesta sexta-feira pelo presidente norte-americano, Barack Obama, causou reações na comunidade internacional. O dirigente do grupo islâmico palestino Hamas, Sami Abu Zuhri, o criticou dizendo que ele ainda tem um longo caminho a percorrer e muito trabalho a fazer antes que possa merecer uma recompensa.

Segundo ele, Obama fez apenas promessas e nenhuma contribuição palpável para a paz mundial. "Ele não fez nada para garantir a justiça nas causas árabes e muçulmanas" disse Sami. O porta-voz do grupo Talibã, Zabihullah Mujahid, ridicularizou o fato, afirmando que Obama deveria ter sido premiado pelo "Nobel da violência".

De acordo com ele, foi um absurdo um prêmio para paz ser entregue a um homem que enviou mais tropas para a guerra no Afeganistão. "Quando o Obama substituiu o presidente Bush, o povo afegão acreditava que ele não fosse seguir o mesmo caminho. Infelizmente, Obama avançou", afirmou Zabihullah.

O líder do alto escalão de um partido paquistanês, Liaqat Baluch, disse que o prêmio foi uma "piada constrangedora". Apesar de muitos em Israel terem criticado o prêmio, o palestino chefe das negociações de paz, Saeb Erekat, elogiou o comitê e disse que o prêmio exprime esperança de que Obama irá conquistar a paz no Oriente Médio.

O ministro da Defesa, Ehud Barak, disse que acredita que o Nobel vai fortalecer a habilidade do presidente Obama de contribuir para uma paz abrangente no Oriente Médio.

Outro a apoiar Obama, o premier italiano, Silvio Berlusconi, afirmou nesta sexta-feira, que a atribuição do Prêmio Nobel da Paz de 2009 ao americano é um reconhecimento justo ao seu trabalho.
Fonte:SRZD

Nenhum comentário: