quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

ARGENTINA - Confisco dos recursos argentinos nos EUA.

Confisco absurdo dos recursos argentinos nos EUA

Os argentinos caricaturam o juiz americano Thomas griesa como abutre, pela sua sistemática defesa dos fundos de especuladores contra aquele país

Os argentinos caricaturam o juiz Thomas Griesa como abutre, pela sua constante defesa dos fundos de especuladores contra aquele país

Acaba de acontecer um gravíssimo atentado à soberania nacional argentina. A justiça americana acatou o pedido de dois fundos de aplicadores em títulos da dívida argentina e o arrogante juiz Thomas Griesa - que já havia convocado uma reunião com os especuladores que ficaram com títulos argentinos atingidos pela moratória que aquele país decretou, oferecendo aos portadores trocar as letras por outras, novas, a juros razoáveis – mando bloquear uma conta do Banco Central argentino no Federal Reserve.

O valor do bloqueio é irrelevante – US$ 2 milhões – mas a atitude é absurda. Os Estados Unidos não são foro para discutir pagamento de títulos emitidos na Argentina, tenham sido comprados por quem quer que seja.

Estes fundos, conhecidos pelos argentinos como “buitres” – abutres – foram procurar um “xerife” norteamericano para dispor dos fundos de um país soberano.

A arrogância do presidente do Banco Central argentino, que se recusou a aceitar sua demissão, e está sendo mantido no cargo por uma decisão contestadíssima de uma juíza – e pelo apoio político da oposição – está causando enormes prejuízos ao país. O risco-país subiu e os títulos argentinos se desvalorizaram 12 por cento.

Numa referência ao presidente que permanece agarrado ao cargo no BC, o ministro da fazenda argentino, Amado Boudou, disse que “alguém dentro do governo quer favorecer os fundos abutre e prefere fazer operações a taxas elevadas contra a Argentina”.

Fonte: blog " O Tijolaço", do Brizola Neto.

Nenhum comentário: