segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

CHILE - Campanha presidencial entra na reta final.

Após uma pausa por causa das festas natalinas, os dois candidatos presidenciais chilenos, o governista Eduardo Frei e o opositor Sebastián Piñera, entram a partir desta segunda-feira na reta final da campanha da eleição que apontará, no dia 17, o sucessor de Michelle Bachelet.

O ex-presidente Frei (1994-2000), senador democrata-cristão e candidato do governo pela coalizão Concertação, teve apenas 29,6% dos votos no primeiro turno, em 1º de dezembro, muito atrás do multimilionário Sebastián Piñera, porta-bandeira da direitista Coalizão pela Mudança, que obteve 44%.

Apesar da grande diferença, Piñera não conseguiu reunir a maioria absoluta para ser eleito no primeiro turno e, como ocorreu em 2006, quando perdeu para a socialista Michelle Bachelet, disputará a Presidência do Chile em um segundo turno ao aspirante da coalizão de centro-esquerda que governa o país há 20 anos.

Para ganhar, Piñera, principal acionista da companhia aérea LAN e do canal Chilevisión, é preciso repetir a votação de três semanas atrás e mais 6%.

Para o ex-presidente Frei, que dias atrás obteve o respaldo da coalizão esquerdista Juntos Podemos, cabe convencer a maioria dos eleitores de Enríquez-Ominami a votarem nele.

Fonte: Portal América Latina

Nenhum comentário: