sábado, 16 de janeiro de 2010

HAITI - A direita americana acusa o golpe.

Copiado do blog "Vi o Mundo"

Não dê um centavo ao Haiti, diz radialista de choque dos Estados Unidos


por Chris McGreal em Washington e Tom Phillips no Rio de Janeiro

do jornal britânico The Guardian

Por sugestão do Roberto Piantino

Dentre os múltiplos apelos para doações ao Haiti veio um chamado de uma das vozes mais proeminentes da direita americana para as pessoas segurarem seu dinheiro -- ou ele será roubado por Barack Obama.

Rush Limbaugh, a personalidade mais popular do rádio, que é algumas vezes descrito como o verdadeiro líder do Partido Republicano, disse que os americanos não deveriam dar um centavo à população que luta pela sobrevivência depois do terremoto.

Limbaugh concordou com a chamada de um ouvinte que suspeitava do site que a Casa Branca está usando para angariar donativos para a Cruz Vermelha dos Estados Unidos. "Você confia que esse dinheiro vai acabar no Haiti?", o ouvinte perguntou. Limbaugh então disse que Obama estava explorando o desastre para seus fins políticos.

"Isso [o terremoto] vai jogar em favor de Obama", disse Limbaugh. "Ele é humanitário e tem compaixão. Vão usar isso para reforçar sua, vamos dizer, credibilidade com a comunidade negra -- tanto os de pele mais clara quanto os de pele mais escura deste país. Isso é feito sob encomenda para ele".

[Nota do Viomundo: A "piada" de Limbaugh é uma referência à gafe do líder democrata no Congresso, Harry Heid, que se referiu à pele clara de Obama como uma vantagem política]

Limbaugh também advertiu os americanos contra a doação de dinheiro. "Além disso, nós já doamos para o Haiti. É chamado imposto de renda dos Estados Unidos", ele afirmou.

O crítico de cinema Roger Ebert respondeu com uma carta aberta a Limbaugh: "Dezenas de milhares de haitianos ainda estão vivos sob os escombros. Você distorceu o sofrimento deles em uma oportunidade para atacar o caráter do presidente".

O líder evangélico Pat Robertson também foi criticado por sugerir que o Haiti trouxe décadas de tormento sobre si por fazer uma pacto com o diabo para acabar com o governo colonial francês.O secretário de imprensa da Casa Branca, Robert Gibbs, descreveu as declarações de Robertson como "profundamente estúpidas".

Ele também condenou Limbaugh: "Eu acho que usar o poder do púlpito para tentar convencer as pessoas a não ajudar irmãos e irmãs é triste", ele disse.

Declarações grosseiras não ficaram restritas a direitistas americanos. Um diplomata senior do Haiti foi capturado por uma câmera dizendo que o terremoto seria bom para o seu país e pareceu culpar a catástrofe em "bruxaria".

Nenhum comentário: