sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

INTERNET - A internet na eleições chilenas.

Copiado do blog do Luis Nassif

A Internet nas eleições chilenas – 2

Por Gunter

Há um jornalista no Chile que montou um acompanhamento desde setembro:
http://blogs.clarin.com/politicachilena/

A última pesquisa publicada (essa de 40,8% a 39,4%) é do Instituto Mori:

http://www.elmostrador.cl/media/2010/01/Encuesta-Mori-Enero-2010.pdf

Vale a pena ler porque é bem diferente das que estamos habituados aqui. É muito completa e traz algumas curiosidades:

A ) além de perguntar em quem vai votar, pergunta quem acredita que vai ganhar (aí Piñera tem larga vantagem)

B ) faz uma pergunta sobre parcialidade da imprensa. (pág. 9). O jornal “El Mercurio” é apontado como parcial a Piñera por 29% dos eleitores. O jornal “La Nacion” é apontado como parcial a Frei por 26% dos eleitores. O jornal “La Tercera” é considerado neutro (apontado como independente por 22%) ou favorável a Piñera (20%). (Esta é uma situação muito diferente da do Brasil, onde o alinhamento é mais uniderecional.) Estas tendências já vêm de 3 eleições, então lá os jornais são “algo assumidamente” partidários.

C ) pergunta se o candidato é de esquerda (0) ou direita (10). Piñera é considerado de direita (8,9), Frei de centro (4,8). Ominami também é considerado de centro-esquerda (4,1). Então foi mais provável que os votos deste migrassem mesmo para Frei.

D) Esse instituto gaba-se de ter acertado os resultados de 2006 com apenas 0,5% de erro.

Alguém colocou na Wikipédia o histórico de pesquisas:
http://es.wikipedia.org/wiki/Anexo:Encuestas_de_la_elecci%C3%B3n_presidencial_de_Chile_(2009)

Nota-se a intensidade de pesquisas, quase 40 só em 2009 para o segundo turno. (3 pesquisas por mês, contra 1 ou 2 no Brasil. Sem contar que as primeiras pesquisas de intenção de segundo turno entre Frei e Piñera foram realizadas em Abril de 2007, quase 3 anos atrás)

Aqui também residem curiosidades.

A) As pesquisas publicadas pelo “La Tercera” e “El Mercurio” possivelmente têm metodologia ou base amostral diferente (como Vox Populi vs Datafolha/Ibope), pois elas quase sempre apontam para maior vantagem de Piñera que as pesquisas feitas por outros institutos nas mesmas épocas (Imaginacion, TNS, por exemplo, que frequentemente mostram empate técnico.) Há diferença visível mas nenhuma informação a respeito.

B) Essa pesquisa de 13/jan., que aponta apenas 1,4% de diferença, foi publicada no “La Tercera”, jornal entre neutro e oposicionista. É a primeira vez em todo o processo que um jornal conservador publica pesquisa com tão pequena diferença.

A base eleitoral no Chile é de 8,3 milhões. A diferença pela pesquisa está em 115 mil votos.

Por um lado, por estes dias, deve estar havendo uma montanha de twitters e emails no Chile em busca desses 100 mil votos. Por outro lado, na noite de domingo, o acompanhamento da apuração será muito intenso. Eu lembro de como foi na eleição de Obama…

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