sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

PETRÓLEO - Olha só porque querem o pré-sal.

Olha só porque querem o pré-sal.

oil_platform_lgO Brasil é o país que dará a maior contribuição para o aumento da oferta mundial de petróleo e etanol, neste ano, entre as nações que não fazem parte da Opep, anunciou hoje a Agência Internacional de Energia, ao divulgar seu relatório mensal, em Londres. Nosso país terá um acréscimo de produção de 160 mil barris/dia, superior ao da ússia (+150 mil bpd), Azerbaijão (+120 mil bpd) e Cazaquistão (+50 mil bpd). Estados Unidos (-150 mil) e Noruega (-250 mil) terão queda.

A matéria da Agência Estado diz que a maior parte deste acréscimo virá do início da produção comercial do poço de Tupi, no pré-sal (100 mil barris dia). Só Tupi corresponde á metade do acréscimo de produção extra-Opep, estimado em 200 mil barris/dia para 2010.

Precisamos acabar com o impasse no Congresso e regulamentar o modelo de exploração do pré-sal, que restaura nossa soberania. O tamanho desta riqueza não permite que fiquemos presos a discussões menores que, no fundo, só visam a encobrir o desejo de alguns que o nosso petróleo continue aberto para os interesses estrangeiros.

Fonte: Blog "O Tijolaço", do Brizola Neto.

Nenhum comentário: