terça-feira, 8 de dezembro de 2009

CHILE - Eduardo Frei teria sido assassinado.

Acusação de assassinato sacode eleição chilena

Eduardo Frei governou o Chile de 64 a 70. Agora, juiz diz que ditadura o assassinou

Frei governou o Chile até 70. Agora, juiz diz que ditadura o matou

A confirmação de que Eduardo Frei Montalva foi assassinado surpreendeu a família do ex-presidente chileno e agitou a campanha para as eleições presidenciais no próximo domingo, em que vai competir seu próprio filho, Eduardo Frei Ruiz-Tagle , pela Concertação, que une o Partido Socialista e a Democracia Cristão, partido de Frei.

O juiz Alejandro Madrid decidiu hoje processar seis pessoas, incluindo quatro médicos, por sua suposta responsabilidade na morte do ex-presidente, que ocorreu em 1982, quando era um dos líderes da oposição à ditadura de Augusto Pinochet , que durou1973 a 1990.

Frei, que governou o Chile de 1964 até 1970, quando se elegeu Salvador Alllende, foi internado no final de 1981 para uma cirurgia aparentemente simples, por causa de uma hérnia, na Clínica Santa Maria de Santiago, mas após a operação de seu estado de saúde piorou até que ele morreu em 22 de Janeiro de 1982, aos 71 anos.

Oficialmente, a morte ocorreu devido uma infecção bacteriana, que teria causado peritonite aguda e choque séptico subsequente, mas a investigação judicial apontou. com base em exames periciais, que Frei foi envenenado.

A candidatura de seu filho, moderada, não vinha empolgando e o dissidente do PS Marco Enríquez-Ominami vinha ameaçando a sua segunda colocação. Sebastian Piñera, da direita, lidera as pesquisas.

A notícia caiu como uma bomba na sucessão chilena.

Fonte: Blog "Tijolaço" do Brizola Neto.

Nenhum comentário: