sexta-feira, 2 de maio de 2008

Agricultura familiar + agronegócio.

A agricultura familiar produz mercadorias para nós humanos enquanto o agronegócio produz bàsicamente para o consumo animal. No entanto o governo destina recursos infinitamente maiores para o agronegócio. Isto é fruto da pressão dos grandes produtores rurais, que contam no Congresso Nacional, com uma enorme bancada suprapartidária, a conhecida bancada rural.

Esta bancada, entra governo sai governo, consegue tudo o que quer, principalmente renegociar a dívida de bilhões que tem principalmente com os bancos oficiais. É calote em cima de calote e fica tudo por isso mesmo.

Abaixo texto copiado do Blog do Luis Nassif.






Desdobramento da grande revolução demográfica mundial, a crise de alimentos/energia vai trazer algumas mudanças relevantes.
Primeiro, nas relações norte-sul.
Não será possível resolver a crise de alimentos sem um amplo estímulo à agricultura tropical e uma redução nos subsídios dos países avançados.
Depois, nas relações agronegócios-agricultura familiar.
Nos países emergentes-avançados – como o Brasil – não será possível resolver a crise dos alimentos sem um estímulo forte à agricultura familiar.
É um paradoxo interessantíssimo. O agronegócio critica a falta de eficiência da agricultura familiar; os defensores da agricultura familiar criticam o caráter concentrador do agronegócio.
Só que um depende do outro. O agronegócio gera divisas, empregos, riqueza. Mas expõe os preços internos aos preços internacionais, provoca êxodo no campo (substituído por emprego de melhor qualidade, mas em menor número e pegando um público distinto daquele da agricultura familiar).
A agricultura familiar está próxima aos centros urbanos, não está exposta às intempéries dos movimentos internacionais de commodities. Segura o homem no campo e garante renda ou de sobrevivência ou para o consumo. Além disso, pode ser uma excelente alavanca para grandes empreendimentos, quando organizada em torno de cadeias produtivas – como a do frango e do leite.
Essa será a grande síntese final da agricultura brasileira: o agronegócio convivendo com a agricultura familiar.

Um comentário:

Anônimo disse...

quem quer comprar carne de 1ª qualidade é favor de me contactar...vendemos carne fresca do sudoeste asiático.Carne tenra e fresca ( ainda menores)de primeira mão, sem doenças contaminadas, algumas ainda usa fraldas....vitório é prova de qualidade. também tenho bom vinho, da terra do meu avô, loucor beirão acompanhado com o chouriço português do meu avô...ainda tenho pra vender os meus tomates, ainda virgens e frescas...acompanha de suco bem doce...pois confeço que tenho diabetes, ainda vendo em saldos bananão bem grande de de marca tiu monte, acreditam que nunca virão banana tão grande e rígida, também acompanhada de suco que é especialidade da casa...não esqueçam que também tenho chourição (dos grandes)à venda e tão boa qualidade que até se vibram...fazemos entregas ao domicílio...para terminar apresento-vos o meu chouricao de burro, directamente do meu quintal sempre de melhor qualidade, e garanto-vos quevao ficar mais espertos depois de comer chouricao de burro