quinta-feira, 1 de maio de 2008

BOLÍVIA - A secessão boliviana.

Os Estados Unidos patrocinaram a secessão na Sérvia e agora querem repetir o fato na Bolívia. Isto também é do interesse dos europeus que tiveram seus bens nacionalizados por Evo Morales.

Copiado do Blog do Luis Nassif

Por graciliano,

Nassif, peço licença para fazer um alerta que me parece oportuno e urgente: neste domingo ocorre no departamento (Estado,na Bolívia) de Santa Cruz de la Sierra um plebiscito para ratificar o que chamam de "estatuto autonômico". O documento é separatista e o governo central, de Evo Morales, poderá ser forçado a reprimir caso vença o "sim". A oposição oligárquica, que governa os departamentos de Santa Cruz, Pando, Beni e Tarija (os mais ricos da Bolívia) tem usado de violência sistematicamente, inclusive com grupos de jovens treinados por ex-militares chilenos.
A mídia brasileira não tem dado atenção ao tema, que pode afetar diretamente nosso país e toda a América do Sul. Caso os cruzenhos consigam criar o que chamam "Estado Camba" ("camba" é um patronímico para quem nasce em Santa Cruz), o novo país poderá ser reconhecido imediatamente por países afinados com os EUA, como israel e Colômbia, e, afinal, pelos próprios EUA. Não estou exagerando, baseio-me em visitas recentes àquele país, onde ouvi os vários lados.
Seria importante que o governo brasileiro desestimule oficialmente esta tentativa de secessão no país vizinho, com o qual temos muitos interesses comuns. Além do que não convém a ninguém um enclave militarizado no centro do nosso continente.
Por favor, permita-me chamar a atenção dos comentaristas sobre este assunto, que somente será notícia depois do previsto conflito do dia 4, domingo.

Nenhum comentário: