quarta-feira, 11 de junho de 2008

EDUCAÇÃO - Congresso Ibero-Americano de Alfabetização.

Congresso Ibero-Americano de Alfabetização destaca trabalho de Cuba.

O reconhecimento ao esforço de Cuba para ensinar a ler e a escrever os iletrados no mundo, foi transmitido por autoridades internacionais no Congresso Ibero-Americano de Alfabetização e Educação para jovens e adultos que tem lugar em Havana.
Mais de três milhões de pessoas de 28 países foram alfabetizadas com o método cubano "Sim, eu posso"
O secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciencia e a Cultura, Álvaro Marchesi, salientou a eficiência do programa cubano Sim, eu posso, com o qual foram alfabetizados mais de três milhões de cidadãos de 28 países.
O dirigente afirmou que é responsabilidade dos que estudaram, contribuir para a formação de outras pessoas a fim de eliminar as desigualdades sociais.
A doutora Ena Elsa Velázquez, ministra cubana da Educação, após agradecer a outorga da sede do fórum à Ilha, referiu-se à grave situação mundial, caracterizada pela existência de 774 milhões de jovens e adultos analfabetos e mais de 72 milhões de crianças sem escola.
Assinalou que, em resposta a esta situação, a ilha maior das Antilhas prestou sua ajuda solidária e desinteresseira e transmitiu suas experiências neste setor através do método Sim, eu posso, criado no ano de 2000 com uma conceição universal e contextualizado até hoje em 15 línguas.

Nenhum comentário: