sexta-feira, 6 de junho de 2008

ELEIÇÕES AMERICANAS - PFL (DEM) americano vencerá Obama.

Já escrevi anteriormente que o Obama é um candidato negro, num país racista, preconceituoso e conservador. Em função disso, não seria surpresa se muitos adeptos do partido democrata venham a votar no McCain. Tais adeptos inclusive, estavam torcendo pela indicação da Hillary, uma típica americana, branca, loura de olhos azuis. Se o Obama a indicar para ser sua vice, talvez possa agradar os eleitores mais conservadores. Chomsky, no seu artigo abaixo, tem a opinião de que o racismo que subsiste na sociedade americana, aliado a falta de escrúpulo dos republicanos, poderá impedir a eleição do Obama.

Chomsky: máquina de difamação republicana vencerá Obama.

O lingüista e ativista de esquerda americano Noam Chomsky prevê que os democratas obterão maioria no Senado e no Congresso sob a liderança de Barack Obama nas eleições do dia 4 de novembro, mas que o republicano John McCain vencerá as eleições presidenciais. Para Chomsky, Obama será vítima da "máquina de difamação" republicana.
São duas as razões que, na opinião de Chomsky, impedirão, "com toda probabilidade", que o candidato democrata seja proclamado o primeiro presidente negro da história dos EUA: o racismo que subsiste na sociedade americana, sobretudo no sul do país, e a falta de escrúpulos dos republicanos na hora de desqualificarem seus rivais.

O exemplo de 2004 .

"O partido Republicano, que tem uma vertente realmente fascista, conta com uma formidável máquina de difamação e vilipêndio que ainda não foi colocada em ação contra Obama, mas que sem dúvida será usada", declarou Chomsky à agência de notícias Efe por telefone.
Chomsky fez menção à campanha de 2004, entre o atual presidente George Bush e o democrata John Kerry, para apoiar seu argumento: "Um dos candidatos - disse em referência a Kerry - lutou no Vietnã, em uma das frentes mais difíceis e sangrentas. O outro - em referência a Bush - usou suas conexões para evitar o serviço militar".

Racismo "está enraizado" nos EUA .

"Pois bem, a máquina difamatória republicana conseguiu inverter os termos e o herói de guerra acabou se tornando um traidor, enquanto aquele que o papai ajudou a se livrar da guerra se tornou em um patriota americano", declarou.
Além disso, Chomsky chamou de "alarmantes" as pesquisas que revelam que "uma alta percentagem de democratas afirmam que não votariam em um candidato negro"."O racismo está enraizado de forma muito profunda" nos EUA, disse ao afirmar que as primárias não refletem necessariamente o voto popular e que, além disso, no dia das eleições apenas 50% do eleitorado vai às urnas, o que faz com que a vitória de Obama nas primárias não lhe garanta o voto democrata em bloco.
Fonte: site do Vermelho.

Nenhum comentário: