segunda-feira, 2 de junho de 2008

POLÍTICA - A difícil arte de governar (entre as feras).

Reproduzo e assino embaixo o belíssimo artigo do Carlinhos Medeiros do blog Bodega Cultural.

É difícil governar o Brasil.
Não é fácil governar um país de dimensões continentais e os inúmeros problemas sociais gerados por séculos de política colonialista.
É complicado. As dívidas sociais ainda são muitas, a concentração de renda gritante, os investimentos em saúde, educação e infra-estrutura, mesmo tendo aumentado consideravelmente em relação aos governos anteriores, precisam de mais aportes.
Ainda assim, o Brasil está subindo a ladeira. Passos importantes foram dados rumo à consolidação de um crescimento sustentável e com menos desigualdade social. Foram criados 8,5 milhões de empregos com carteiras assinadas e o poder de compra do salário mínimo, hoje, permite ao trabalhador um pouco mais de tranqüilidade. Se Figueiredo fosse vivo não teria proferido a famosa frase do tiro no coco. Para mim, a história política do país se resume em duas fazes: antes e depois de Luiz Inácio lula da Silva.
Lula é um fenômeno. E quando digo isso não estou exagerando. Não é só por causa das conquistas do seu governo, principalmente no que diz respeito às áreas sociais. Penso que qualquer outro presidente realmente comprometido com os problemas da nação, sobretudo com os menos favorecidos, uma dose de boa vontade e uma equipe capacitada poderia fazer igual. Não há nada de tão extraordinário nisso. O que o diferencia dos demais é a capacidade de governar entre as feras, no meio de tantos poderosos lhe fazendo oposição, duras criticas, sendo terrivelmente discriminado por sua condição de nordestino sem currículo acadêmico. Mesmo quando faz tudo para privilegiá-los, enchendo suas insaciáveis gordas e sebosas panças, é discriminado.
Eu me senti, guardadas as devidas proporções, um pouco Lula quando fui contratado para ser supervisor de uma concessionária de motos aqui em minha cidade. Quando cheguei, algumas pessoas da equipe resistiram a minha presença, pois almejavam o mesmo cargo. Durante o tempo que fiquei nessa empresa fui humilhado de todas as formas, e era quase impossível supervisionar a turma, porque, além de não ter o apoio do Gerente Geral, também não tinha o apoio da maioria dos funcionários, a turma do contra era liderada pela pessoa que pleiteava o cargo. Foi terrível. Não resisti e sai, e até hoje penso nos sapos que tive que engolir para poder trabalhar.
Assim faz o Lula. Tem engolido cada sapo... Para a mídia, roubo só é manchete quando tem petista envolvido, por isso, o caixa 2 de Azeredo passou em branco e o escândalo da Alston também passará. Lula tem pagado um preço alto para realizar o seu sonho de ver cada cidadão brasileiro fazendo três refeições diárias. Primeiro, foram as invenções das crises alardeadas pela grande mídia, agora, o problema é que o Brasil arrecada muito e gasta mal. Pelo menos sabemos para onde estão indo nossas contribuições. Antes, pagávamos e não sabíamos onde elas estavam sendo aplicadas, por isso, pago meus impostos com muito prazer, e acho levíssima a carga tributaria. Afinal, eu quero o Brasil um País de todos.
Lula é um fenômeno. Não tem maioria no congresso, não tem mídia, os empresários gananciosos, mesmo de boca cheia lhes dão coices e ainda assim, consegue desenvolver o belíssimo trabalho que tem projetado o nosso País a patamares nunca antes alcançados.

Nenhum comentário: