quarta-feira, 18 de junho de 2008

REFORMA POLÍTICA - Uma reunião pelo futuro do Brasil.

Excelente, e entendo que na hora certa, essa reunião do presidente Lula, acompanhado por diversos ministros - entre estes, o da Educação, Fernando Haddad e a da Casa Civil, Dilma Roussef - com dezenas de intelectuais no escritório da Presidência da República em São Paulo.
Melhor que isso, até, foi o ponto discutido e que mais sobressaiu nesse encontro do chefe do governo com o mundo acadêmico - a necessidade urgente de se fazer a reforma política no país e de se retomar o desenvolvimento nacional com maiores investimentos em educação e pesquisa. O encontro chama a atenção pela agenda abordada, bem além dos assuntos mundanos, do que popularmente se define como rame-rame do cotidiano. Claro, inevitáveis, também estes foram falados - cartões corporativos, venda da VARIG, fundo de desenvolvimento a partir dos recursos da exploração dos novos campos da Petrobras, etc. Porém, o que se destacou e cuja importância maior ficou para todos foi esssa reforma política.
Os últimos acontecimentos no Rio Grande do Sul, a completa, gravíssima e preocupante desestabilização da administração da governadora tucana Yeda Crusius - subdimensionada pela mídia porque se trata de um governo do PSDB, partido que tem a sua simpatia - e as recentes medidas de contenção fiscal e aumento dos juros, só dão realmente mais urgência a reforma política e a um debate nacional sobre o desenvolvimento do país e seu financiamento.Tem razão os intelectuais e demais participantes do encontro que cobraram urgência e empenho do presidente Lula e de seu partido, o PT, para acelerar e viabilizar essa reforma política e mais recursos para a educação e a pesquisa, pontos-chave do sucesso dos países que atingiram alto grau de crescimento e bem-estar social. Está colocada, assim, na ordem do dia, a agenda que definirá o futuro do país. Agora é agir.
Fonte: Blog do Zé Dirceu.

Nenhum comentário: