sábado, 5 de dezembro de 2009

EUA - Deu na CNN.

O cara não completou nem um ano no poder e já caiu dessa forma. Ele tem que entender que não adianta apenas fazer discursos bonitinhos. Também com essa de ser um prêmio Nobel da Paz e mandar 30.000 soldados para o Afeganistão, o novo Vietnam americano.

Popularidade de Obama cai abaixo de 50%, diz CNN

pesquisaobamaPouco mais de um ano após sua eleição, a popularidade de Barack Obama caiu, pela primeira vez, abaixo dos 50%, anunciou ontem à noite a rede de TV CNN. Obama tem 48% de aprovação e 50% de desaprovação, uma queda de sete por cento em relação ao levantamento da emissora feito há 20 dias. A perda de poularidade foi mais expressiva entre os eleitores brancos, sem formação universitária, provavelmente reflexo da lenta recuperação da economia americana que, embora mais lentamente, continue experimentando um aumento no desemprego.

A mesma pesquisa diz que 62% aprovam o envio de mais tropas ao Afeganistão, anunciado pelo presidente americano esta semana, e 36% por cento desaprovam tal atitude.

Eu leio este dado de forma diferente do que o faz a mídia. Os 36% que se opõem ao envio de mais tropas fazem parte do que foi a base de apoio eleitoral de Barack Obama. Numa palavra, foram seus eleitores. Nos outros 62%, estão os adversários de Obama e aqueles que apóiam a medida porque apóiam Obama. Ou os eleitores republicanos, que deram apoio a Bush e à guerra, não apoiariam o envio de tropas.

A vitória de Barack Obama, embora folgada pelas regras do colégio eleitoral dos EUA, foi com 52% dos votos populares. Isso dá uma base para que você avalie o efeito devastador que tem, entre os que o apoiaram, o comportamento do Governo Obama de, até agora, repetir o que fez Bush em matéria de política externa.

Que ele o perceba, também, e mude.

Fonte: Blog Tijolaço, do Brizola Neto.

Nenhum comentário: