sábado, 12 de dezembro de 2009

INTERNET - Por uma banda larga pública e universal.

Copiado do blog do Brizola Neto.

Luta anti-Globo, hoje, é banda larga pública e universal

interibgeSe alguém ainda tinha dúvidas sobre como a internet caminha para ser o meio de comunicação de massa mais importante, depois dos números divulgados hoje pelo IBGE, não deve mais ter. Apenas entre 2005 e 2008, o número de pessoas de 10 anos ou mais que acessaram a rede subiu cerca de 70%. Nada menos de 56 milhões de brasileiros -34,8% do total - se conectaram pelo menos uma vez, nos 90 dias anteriores à pesquisa, à internet. O maior índice de acesso foi no Distrito Federal – metrópole de maior poder aquisitivo – 56,1% – , seguido de São Paulo (44%) e Rio (41%). O menor, Alagoas, com 17,8%.

Alguns números merecem especial atenção:

- Entre os mais jovens, o acesso à internet já é uma realidade para a maioria (veja o quadro);

-Entre os brasileiros com menos escolaridade o acesso triplicou;

- Os locais de acesso, depois da própria casa, são, na ordem, as lan houses, o trabalho e a escola;

-Entre as pessoas com menos de oito anos de escolaridade, as lan houses são o principal local de acesso (51,2%);

-A informação (leitura de jornais e revistas) foi apontada como motivação do acesso por 48,6% dos entrevistados;

O acesso à internet por banda larga, o único que permite, hoje, uma navegação eficaz, dobrou e chega a mais de 80% dos acessos.

Quem quiser acessar a pesquisa completa do IBGE, em .pdf, pode fazê-lo clicando aqui.

O preço da conexão de banda larga, hoje, no Brasil, é mais alto que o preço do próprio computador, se considerada sua vida útil, digamos, de três anos. Faça uma pesquisa e veja que, com o custo de conexão em torno de R$ 50 por mês, isto representaria a prestação de um PC razoável em 24 meses.

E o custo de uma conexão de internet, ao contrário do de um micro, é quase zero.

O Governo Federal tem uma chance de ouro de promover a democratização da comunicação implantando, com a rede de comunicação que, praticamente, já tem instalada, a conexão universal. Mas isso só será possível se a rede não for entregue às empresas de telefonia, que já mostraram que não têm nem preço, nem capacidade de fazê-lo.

O império da comunicação construído pela Globo está prestes a ruir. Ainda é e será um gigante por muitos anos. Mas, sob seus pés, opera-se a silenciosa revolução da internet. Eles tentarão dominá-la, cooptá-la, controlá-la.

Mas, se não puderem dominar a rede- e nem agora o conseguem, completamente – isso será impossível. E a anárquica, rebelde, tresloucada rede mundial de computadores, que nasceu, ironicamente, de uma experiência do Pentágono sobre um sistema de comunicações que fosse indestrutível e incontrolável, terá sido como foi a imprensa de Gutemberg para as trevas da Idade Média.

Fonte: Blog Tijolaço.

Nenhum comentário: