quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

POLÍCIA - Relatório da Human Rights Watch.

Polícia brasileira é recordista em mortes

mortesA BBC publicou ontem – e o Globo, hoje – o relatório divulgado pels ONG de direitos humanos Human Rigths Watch, revelando que

2008, as polícias do Rio e de São Paulo mataram juntas 1.534 pessoas, número maior que o de mortes cometidas por policiais em toda a África do Sul, país com taxa de homicídios mais alta que a dos dois Estados brasileiros.

Diz a BBC que, “no país africano, a polícia matou 468 pessoas (o cálculo sul-africano leva em conta o ano fiscal, de abril de 2008 a março de 2009). Nos Estados Unidos, país com nível de violência policial considerado alto, 371 pessoas foram mortas pela polícia em 2008.” E eu friso, no país inteiro.

O relatório Força Letal: Violência Policial e Segurança Pública no Rio de Janeiro e em São Paulo adiz que boa parte destas mortes não se deram em confrontos, mas foram execuções sumárias. “Muitos desses ‘autos de resistência’ são provavelmente resultado do uso legítimo de força por parte da polícia. Muitos outros, no entanto, claramente não são”, afirma o texto.A Human Rights Watch examinou 51 casos em que afirma ter “evidências” de que os mortos em autos de resistência “foram na verdade vítimas de execuções extrajudiciais”.

Hoje, o jornal espanhol ABC diz que ” a imagem do Brasil como economia emergente e como sede de grandes eventos esportivos pode perder o seu brilho se o governo não encontrar uma saída para combater a violência de sua própria polícia.”

Nenhum comentário: