Juros: Meirelles não desiste…
Anteontem publiquei aqui a informação de que o presidente do Federal Reserve, o Banco Central americano, anunciava que os juros americanos continuariam muito baixos – hoje estão em 0,25% – para permitir a recuperação da economia do país. E disse que aqui, ao contrário, o mercado queria que os juros – hoje em 8,75% ao ano – subissem.
Não deu outra. Hoje, em O Globo, a matéria que relata a reunião do Conselho de Política Monetária – que decide sobre as taxas de juros – teminou com um comunicado que indica uma possível alta de juros. O texto ressalta que há uma ociosidade “residual” no setor produtivo e que, em razão dela e da redução dos juros feita no início do ano, o BC avalia que o atual patamar da Selic é, “neste momento”, consistente com um cenário inflacionário.
Ora, se existe um problema sério da economia brasileira hoje é a taxa de juros alta, que está estimulando – mesmo com o novo IOF sobre o investimento estrangeiro – e entrada desenfrada de dólares para alpicação em fundos de renda fixa, lastreados justamente na taxa do BC.Quem quer aplicar a juros de 1% lá forase pode aplicar a 8,75% aqui?.
Se Lula tirar o pé do pescoço de Meirelles, não tenham dúvidas, ele aumenta a taxa de juros até março, antes de ir mostrar em Goiás como é um homem de intensa ligação com o povão.
Fonte: Blog " Tijolaço", do Brizola Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário