'Se Frankenstein criasse um monstro só com falhas humanas faria um Trump'

Resumidamente, é isso o que pensa o redator publicitário Nate White nesse retrato impiedoso e realista do ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato a mais uma eleição, o bilionário maquiado (em mais de um sentido, pois os bilionários números de suas empresas foram maquiados — ele e filhos foram condenados por isso) Donald Trump.

Em 12 de fevereiro de 2019 foi feita ao site de perguntas e respostas Quora a seguinte pergunta: Por que alguns britânicos não gostam de Donald Trump?”

Nate White escreveu sua resposta, que por algum motivo desapareceu do Quora, mas felizmente foi preservada em vários tweets pelo mundo.

* * * * *

Algumas coisas vêm à mente…

Faltam a Trump certas qualidades que os britânicos tradicionalmente apreciam.

Por exemplo, ele não tem classe, nem charme, nem frieza, nem credibilidade, nem compaixão, nem inteligência, nem cordialidade, nem sabedoria, nem sutileza, nem sensibilidade, nem autoconsciência, nem humildade, nem honra e nem graça - tudo isso qualidades, curiosamente, com as quais o seu antecessor, o Sr. Obama, foi generosamente abençoado.

Portanto, para nós, o forte contraste coloca as limitações de Trump num relevo embaraçosamente acentuado.

Além disso, gostamos de rir. E embora Trump possa ser risível, ele nunca disse nada irônico, espirituoso ou mesmo ligeiramente divertido – nem uma vez, nunca.

Não digo isso retoricamente, quero dizer literalmente: nem uma vez, nem nunca. E esse fato é particularmente perturbador para a sensibilidade britânica – para nós, faltar humor é quase desumano.

Mas com Trump é um facto. Ele nem parece entender o que é uma piada – sua ideia de piada é um comentário grosseiro, um insulto analfabeto, um ato casual de crueldade.

Trump é um troll.

E como todos os trolls, ele nunca é engraçado e nunca ri; ele apenas canta ou zomba.

E, assustadoramente, ele não fala apenas em insultos grosseiros e estúpidos – ele realmente pensa neles. Sua mente é um algoritmo simples, semelhante a um bot, de preconceitos mesquinhos e maldade instintiva.

Nunca há qualquer camada subjacente de ironia, complexidade, nuance ou profundidade. É tudo superficial.

Alguns americanos podem ver isso como algo refrescante e direto.

Bem, nós não. Vemos isso como não tendo mundo interior, nem alma.

E na Grã-Bretanha tradicionalmente estamos do lado de David, não de Golias. Todos os nossos heróis são azarões corajosos: Robin Hood, Dick Whittington, Oliver Twist.

Trump não é corajoso nem um oprimido. Ele é exatamente o oposto disso.

Ele nem é um garoto rico mimado ou um gato gordo e ganancioso.

Ele é mais uma lesma branca e gorda. Um Jabba the Hutt de privilégio.

E pior, ele é a coisa mais imperdoável para os britânicos: um valentão.

Isto é, exceto quando ele está entre valentões; então, de repente, ele se transforma em um companheiro chorão.

Existem regras tácitas para essas coisas – as regras de decência básica de Queensberry – e ele quebra todas elas. Ele usa golpe baixo – o que um cavalheiro nunca poderia fazer – e cada golpe que ele desfere é abaixo da cintura. Ele gosta particularmente de chutar os vulneráveis ​​ou sem voz – e chuta-os quando estão caídos.

Portanto, o fato de uma minoria significativa – talvez um terço – dos americanos olhar para o que ele faz, ouvir o que ele diz e depois pensar 'Sim, ele parece ser meu tipo de cara' é motivo de alguma confusão e não pouca angústia para o povo britânico, visto que:

  • Supõe-se que os americanos sejam mais legais do que nós, e a maioria é.
  • Você não precisa de um olhar particularmente atento aos detalhes para detectar algumas falhas no homem.

Este último ponto é o que confunde e consterna especialmente o povo britânico, e também muitas outras pessoas; seus defeitos parecem muito difíceis de ignorar.

Afinal, é impossível ler um único tweet, ou ouvi-lo falar uma frase ou duas, sem olhar profundamente para o abismo. Ele transforma a simplicidade em uma forma de arte;

Ele é um Picasso da mesquinhez; um Shakespeare de merda.

Suas falhas são fractais: até mesmo suas falhas têm falhas, e assim por diante, ad infinitum.

Deus sabe que sempre existiram pessoas estúpidas no mundo, e muitas pessoas desagradáveis ​​também. Mas raramente a estupidez foi tão desagradável, ou a maldade tão estúpida.

Ele faz Nixon parecer confiável e George W, Bush parecer inteligente.

Na verdade, se Frankenstein decidisse fazer um monstro montado inteiramente a partir de falhas humanas – ele daria um Trump.

E um arrependido Doutor Frankenstein agarraria grandes tufos de cabelo e gritaria de angústia:

'Meu Deus... o que... eu... criei?'

Se ser um idiota fosse um programa de TV, Trump seria o box set.

* * * * *

O retrato de Trump por Nate White em vários momentos nos lembra o Inelegível, nos piores defeitos.

Há uma ditado popular que diz que uma imagem vale mais do que mil palavras. Foi derrubada por Millôr Fernandes com a famosa invertida ("Tente dizer isso com uma imagem"), mas vale com o exemplo a seguir, que mostra um passeio no Palácio de Buckingham do então presidente Trump com a rainha Elizabeth II, uma senhora com mais de 90 anos e máxima representante do Estado britânico.