sábado, 21 de junho de 2008

CHE - La Higuera vive dia de homenagem ao Che.


Frank Marín Vergara, enviado especial.

Vallegrande, Bolívia, 14 jun (PL) A pequena localidade boliviana de La Higuera retomará por 24 horas sua fama mundial, quando celebre hoje o 80º aniversário do natalício do combatente argentino-cubano Ernesto Che Guevara.

No povoado onde foi assassinado em 8 de outubro de 1967 – enquanto lutava na região leste desta nação andina- cubanos cooperantes em diferentes esferas prestarão tributo ao Che numa singela cerimônia.

Segundo adiantaram à Prensa Latina os organizadores, na velada será realizada a entrega de novos equipamentos médicos para o centro de apoio vital avançado, no qual os médicos da Ilha atendem de maneira gratuita aos habitantes dessa intrincada comunidade.

Igualmente, representantes da colaboração caribenha na alfabetização, saúde e a revolução energética expressarão sua admiração pelo guerrilheiro, que desempenhou um papel preponderante no triunfo da Revolução cubana em janeiro de 1959.

Ademais, membros da Fundação Che Guevara e autoridades locais homenagearão a uma das figuras centrais da história contemporânea, nascida em 14 de junho de 1928 na cidade argentina de Rosário.

Ontem, um grupo de cooperantes destacou a influência do exemplo de Guevara em seu trabalho, durante um ato no mausoléu construído no povoado de Vallegrande em homenagem ao insigne lutador e os membros de sua guerrilha neste país.

Em sua intervenção, o embaixador da nação caribenha em La Paz, Rafael Dausá, ressaltou o internacionalismo de Che, uma grande fonte de inspiração para o contingente de cubanos que há mais de dois anos trabalham em terras bolivianas.

Durante as seguintes semanas prosseguirá a jornada de homenagem com a inauguração de uma estátua gigante na cidade de El Alto, a reedição de livros dedicados a sua pessoa e a estréia de um audiovisual.

As obras reeditadas serão De Ñancahuazú à Higuera, de Froilán González e Adys Cupull, O pensamento político de Che Guevara, de María do Carmen Ariet, e O grande rebelde, de Gustavo Sánchez e Luis González.

Dessa forma, será inaugurado o Fundo Cultural Che Guevara, que se dedicará à difusão da obra do célebre combatente nesta nação sul-americana.

Por sua vez, o estatal Canal 7 apresentará um audiovisual que recria parte da vida de um dos referenciais da luta pela emancipação da América Latina.
Fonte: Blog Selênia.

Nenhum comentário: