segunda-feira, 9 de junho de 2008

PETRÓLEO - Fim dos leilões da ANP.

O geofisico João Victor Campos é mais um que se junta a nós, na campanha contra a entrega das nossas reservas de petróleo da área de pré-sal. Aproveito para divulgar um importante evento que faz parte dessa campanha.

DIA 12/06: GRANDE ATO-SHOW DO FÓRUM NACIONAL CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO PETRÓLEO
A proposta é fazer um ato-show com artistas e intelectuais para centenas de pessoas. A atividade lança também o abaixo-assinado pelo cancelamento dos leilões das áreas promissoras de petróleo e gás e pela re-estatização da Petrobrás. A reunião do Fórum Nacional contra a Privatização do Petróleo e Gás, realizada no dia 29 de maio, no Sindipetro-RJ, marcou atividade para o dia 12 de junho, às 18:00h, no Auditório Paulo Freire, no Palácio Gustavo Capanema, no MEC, que fica na Rua da Imprensa, 16, Centro do Rio. Na oportunidade será lançado o abaixo-assinado pelo cancelamento dos leilões das áreas promissoras de petróleo e gás e pela re-estatização da Petrobrás, aprovado na última reunião.

O que pensa o João Victor a respeito dos leilões aparece a seguir:

O geofísico João Victor Campos afirmou à Agência Petroleira de Notícias que não existe argumento convincente para a manutenção dos leilões das bacias sedimentares brasileiras. Ele propõe a realização de uma CPI das Privatizações no Congresso Nacional e término definitivo dos leilões da ANP. "Temos uma das maiores reservas de petróleo do mundo, na chamada camada de pré-sal das bacias de Santos, Campos e Espírito Santo, graças a uma situação geológica única com que a natureza nos brindou na separação dos continentes africano e sul-americano. Dominamos como ninguém, a tecnologia para a exploração em águas profundas e ultra profundas. Já desenvolvemos a tecnologia necessária para ultrapassar a barreira representada pela espessa camada de sal. Temos pessoal técnico qualificado e dinheiro. A Petrobrás, no ano passado, teve lucro de cerca de R$ 29 bilhões. Não precisamos de sócios e/ou parcerias. Então porque cargas d´água continuar com esses famigerados leilões da ANP?", argumentou João Victor. Pouco antes da 9ª Rodada de Licitações, a última realizada, o presidente Lula teve o bom senso de retirar 41 blocos do leilão, em reunião extraordinária com o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Mas essa é uma medida paliativa. A ANP já anunciou que vai retomar os leilões. Ou seja, o governo não quer parar com os leilões. Trata-se de um grande equívoco, diria mesmo um crime de lesa-pátria que prejudicará tremendamente as gerações futuras", acrescentou o geofísico. (Agência Petroleira de Notícias/Redação)

Nenhum comentário: