segunda-feira, 18 de agosto de 2008

PETRÓLEO - O petróleo é nosso?

O petróleo brasileiro é nosso?

Empresas transnacionais já pressionam pelas megacamadas de pré-sal.

A descoberta das megacamadas pré-sal atiçou o interesse das transnacionais de energia. A Petrobras já não é mais uma "estatal pura" e tem boa parte de suas ações nas mãos de empresas estrangeiras. O que fazer? Como transformar o petróleo brasileiro em uma riqueza que gere riqueza, emprego e renda para a nossa população? Estas são as questões levantadas pelo sociólogo Cristóvão Feil no comentário político da semana.

Porto Alegre (RS) - Hoje vamos comentar sobre o petróleo, a Petrobras e os megacampos de óleo brasileiros que foram descobertos nos últimos meses no Litoral do Brasil. No governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, todos nós sabemos, foi quebrado o monópolio da Petrobras. E que ações da empresa foram vendidas na Bolsa de Valores de Nova Iorque e ainda que a Petrobras não é mais uma estatal "puro sangue", diríamos assim. Não é. Hoje a Petrobras é parcialmente estatal, porque parte delas está nas mãos de investidores pequenos, médios e grandes, sendo que destes, os grandes, a metade é de investidores norte-americanos.

Com as descobertas de petróleo na chamada 'camada de pré-sal', a cerca de 7 km de profundidade da plataforma submarina, que vai mais ou menos do Rio de Janeiro até o Litoral catarinense, aquelas imensas reservas, talvez as últimas ainda inexploradas do planeta, deverão ser apropriadas pelos brasileiros. E é exatamente sobre essa apropriação que se instala uma discussão no Brasil. A questão é: de quem é aquele mar de petróleo do nosso litoral, hoje estimado em dezenas de trilhões de dólares. Seria da Petrobras e seus parceiros, as muitas empresas estrangeiras que exploram a nossa plataforma submarina? Ou essas reservas de óleo seriam do povo brasileiro, mesmo assim de forma abstrata?

Sim, as reservas são dos brasileiros. Mas como fazer para que algo ainda abstrato passe a ser concretamente do povo brasileiro? Uma riqueza que gere riqueza, emprego e renda para a nossa população? Como fazer isso? E é essa a discussão que está começando e que vocês irão ouvir muito falar. Comenta-se que o governo do presidente Lula está se decidindo por criar uma nova empresa estatal de energia para explorar as reservas de Tupi e Iara, estes são os seus nomes provisórios ainda. Pois foi só surgir essa especulação, já que nada está certo, para as empresas transnacionais de energia iniciarem uma forte reação contrária a essa intenção de soberania do governo Lula em relação ao nosso petróleo.

Como a Petrobras não é mais uma estatal pura e como a maior parte de seu capital já é de estrangeiros, não há mesmo o porquê de incorporar essa megareserva petrolífera ao patrimônio da Petrobras, não é mesmo? Pois este, meus amigos e minhas amigas, é um debate que está começando no Brasil. Fiquemos atentos a ele, porque está em jogo a nossa soberania sobre um patrimônio que não pode ser subtraído do povo brasileiro.
Pensem nisso, enquanto eu me despeço.
Até a próxima!

Cristóvão Feil é sociólogo e editor do blog Diário Gauche (www.diariogauche.blogspot.com)
Fonte:Blog Diário Gauche.

Nenhum comentário: