quinta-feira, 28 de agosto de 2008

OLIMPÍADAS 2012 - Londres pode desistir de tres projetos de instalações olímpicas.

Por Avril Ormsby

LONDRES (Reuters) - Três instalações dos Jogos Olímpicos de Londres, marcados para 2012, podem ser descartadas após o governo britânico haver ordenado uma revisão sobre a viabilidade e o valor desses projetos.

A ministra britânica das Olimpíadas, Tessa Jowell, convocou a empresa de auditoria KPMG para avaliar a pista de hipismo a ser construída no parque Greenwich, o local de tiro ao alvo previsto no quartel da Real Artilharia e a quadra de basquete do Parque Olímpico central.

Os três projetos foram criticados por grupos e órgãos esportivos devido a seu custo, impacto e destinação futura.

"Encarregamos a KPMG de realizar um relatório sobre as instalações de hipismo, tiro ao alvo e basquete a fim de avaliar se o evento olímpico e a destinação futura deles justificarão o investimento", afirmou Jowell.

"Quando se leva em conta o custo desses locais, várias pessoas viram aí montantes excessivos. A contratação da KPMG serve como uma prova de fogo para ver se esses gastos são justificáveis".

Segundo a ministra, é "possível mas improvável" que os projetos sejam cancelados depois da revisão, que deve durar vários meses.

O governo britânico encontra-se sob pressão para limitar os gastos depois de o orçamento dos Jogos de 2012 ter se elevado para 9,3 bilhões de libras.

Um porta-voz do Ministério da Cultura, da Mídia e dos Esportes disse que essa era uma das várias revisões realizadas atualmente.

As três instalações questionadas são temporárias e não teriam uma destinação futura -- um ponto fundamental para que Londres conquistasse o direito de organizar os Jogos de 2012.

O estádio de 23 mil lugares a ser construído no parque Greenwich deve ser desmontado depois de 2012 bem como a instalação de 7.500 lugares a ser erguida no quartel da Real Artilharia.

O ginásio de basquete do Parque Olímpico, com capacidade para 12 mil pessoas e no qual devem ser realizados os jogos de classificação, mudaria de lugar depois da partida final, a ser realizada no 02 Dome, em Greenwich.

Grupos da Grã-Bretanha reclamaram que Greenwich, parte de uma lista de patrimônios da humanidade e o mais antigo parque real de Londres (criado em 1433), não seria o local adequado para as competições de hipismo.

O custo das obras não será revelado até o fechamento dos contratos com as construtoras. Mas se prevê que totalizem milhões de libras.

Autoridades envolvidas nos preparativos dos Jogos Olímpicos já tiveram de mudar o local da disputa de algumas modalidades.

Os duelos de esgrima não mais serão realizados nas instalações inicialmente previstas. E as competições de canoagem e caiaque slalom foram transferidas para Broxbourne, ao norte de Londres, devido a temores sobre os altos níveis de poluentes nas águas da capital britânica.

Nenhum comentário: