terça-feira, 19 de agosto de 2008

SAÚDE - Tá nervoso? Respire fundo e conte até dez...

A família, o trabalho, as viagens de carro e a visita ao dentista são exemplos de situações de tensão que colocam à prova a calma e a tranqüilidade da maioria das pessoas. Segundo alguns especialistas, grande parte do mal-estar psicológico diário sofrido por muitas pessoas não se deve a transtornos maiores, como depressão, ansiedade e estresse, mas diz respeito a pequenas, mas freqüentes, tensões cotidianas, que desgastam aos poucos.

Diante dessas situações, é possível adotar algumas vacinas mentais para as dores de cabeça cotidianas que vão consumindo as energias devagar, mas ininterruptamente, como uma gota que cai sobre o equilíbrio e a paciência, até transbordar.

Em uma discussão, moderação

Quando estiver discutindo com alguém e estiver a ponto de perder os nervos com as provocações de seu interlocutor, mostre que pode manter o controle. Assim, conseguirá, mesmo sem querer, que a outra pessoa perca a calma e os argumentos. Fale pausada e tranqüilamente, com um tom de voz sereno e amável, sem gestos bruscos. De jeito nenhum reaja impulsivamente, pois pode fazer alguma coisa da qual se arrependerá depois. Quanto mais ficar alterado, mais se controle. O sorriso costuma desarmar e desconcertar outra pessoa, sempre que for natural, e não de deboche.

Socorro, tenho um filho adolescente

Brigar todos os dias com o filho prestes a se tornar um jovem, sujeito a mudanças hormonais e que parece não agir racionalmente, é uma tarefa complicada que costuma deixar os pais com os nervos à flor da pele. Lembre que você é adulto e age como tal. Antes de começar a gritar e bater na mesa, conte até dez e se recomponha. É um recurso antigo, mas realmente funciona.

Para mostrar autoridade, não se deve elevar o tom de voz. Além disso, os gritos se tornam cada vez menos eficazes, pois os adolescentes vão se acostumando e, quanto mais se aumenta o volume da voz, menos se entende o que uma pessoa diz.

Vai ao dentista? Respire!

Se apenas a idéia de ficar esperando a consulta do dentista o angustia, revira seu estômago e o faz olhar para a porta de saída do consultório toda hora, pensando em fugir, mantenha a calma. Em casos como esses, de temores irracionais, as estratégias corporais costumam ser mais eficazes do que as psicológicas. Respire fundo, você vai se sentir cheio de calma e confiança.

Feche os olhos, inspire e leve o ar até o abdômen. Coloque a mão sobre a barriga para sentir a respiração. Depois, solte o ar lentamente até esvaziar os pulmões. Essa respiração ajuda a controlar a ansiedade e a tensão nervosa.

Dentro do carro: relaxe e aproveite

Quando você vai para casa, faculdade ou trabalho, os carros à frente vão reduzindo a velocidade até pararem totalmente? Quando você está preso em um engarrafamento, tem duas opções: a evasão ou aproveitar o momento. Para a primeira opção, aplique a visualização calmante: imagine com o "olho da mente" que está em outro lugar, como uma praia ou uma floresta, e, ao mesmo tempo, contraia e relaxe seus músculos.

A outra alternativa consiste em tirar proveito da situação: repasse sua agenda mentalmente, planeje a compra do supermercado, grave comentários que possam ser úteis. Assim, você se livrará da estressante sensação de estar perdendo tempo.

Por María Jesús Ribas.

Efe-Reportagens.

Nenhum comentário: