sábado, 17 de maio de 2008

MÍDIA - Estadão defende em resposta "piada" sobre tortura.

Esta é a continuação do "post" anterior.

Jornal defende em resposta “piada” sobre a tortura
(13/05/2008 02:44)
Acabo de receber (às 00h03) a resposta assinada pelo Fórum de Leitores de O Estado de S. Paulo. Se você não leu o post anterior, aconselho-o a ir a ele e só depois voltar para cá. Feito isso, veja esta resposta:
“Caro senhor: Claro que a prática de tortura é crime hediondo, ninguém pode discordar. E mordaça o que seria? Liberdade de expressão, sempre. E viva a democracia! Gratos pela atenção
Fórum dos Leitores”
É triste que um jornal da importância de O Estado de S. Paulo, independentemente de suas posições político-editoriais, defenda a divulgação de uma carta que supostamente faz graça com a prática da tortura e com a vítima de tal crime. E ainda para disfarçar tente confundir tortura com censura ou com algo que lhe convém chamar de "mordaça".
Mas, tudo bem, aceito o desafio. Como discordo absolutamente dessa tese e considero que a disseminação dessa prática insana faz mal ao jornalismo e aos valores democráticos, vou propor esse debate ao Observatório da Imprensa. Enviarei um artigo sustentando que a divulgação de cartas ou opiniões de leitores devem ser limitadas pela defesa da vida como valor universal e que em nenhuma hipótese devem fazer graça ou prapagandear crimes hediondos ou genocídios, como a tortura em regimes de exceção ou assassinatos em campos de concentração.
Espero que O Estado de S. Paulo (se é que essa opinião é a do jornal e não somente a do responsável pela coluna Fórum dos Leitores) encaminhe um artigo sustentando suas convicções. E defendendo, como faz a carta lacônica que me foi enviada, que, em nome da liberdade de expressão, vale tudo.

Nenhum comentário: