CHINA: ALGUNS DADOS
Reportagem da Revista Época na China confirma algumas críticas feitas pelos socialistas às conseqüências da restauração capitalista no país.
Os dados abaixo se referem APENAS ao campo, mas sabe-se que a pobreza tb se faz presente nas grandes cidades:
- O agricultor ganha um terço da renda do trabalhador urbano.
- Há 312 milhões de chineses do interior que sofrem com a falta de água ou água contaminada por arsênico, flúor e outros poluentes orgânicos e industriais.
- Apesar da repressão, há de 60 mil a 80 mil protestos a cada ano no interior. Por más condições de trabalho, disputa de terras, indenizações baixas, abusos de governos locais ou problemas de meio ambiente, que provocam câncer ou inviabilizam as lavouras às margens dos rios.
- Estimulou o êxodo interno, dizendo que os governos locais devem ajudar os agricultores a encontrar trabalho nas cidades. Esse é o discurso oficial do governo central. Sabe-se que milhões de chineses não são convidados gentilmente a ir para as cidades. São expulsos do campo por empreendimentos e fábricas e acabam nos centros urbanos. Ou migram voluntariamente em busca de emprego e melhores oportunidades, como acontece no Brasil.
- No interior, há 800 milhões de chineses pobres.
Fonte: CMI Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário