Cuba, pequeno grande animador dos Jogos Olímpicos
Luis Melián, Enviado Especial
Beijing,31 jul(Prensa Latina) Ainda que pequena em extensão, Cuba está entre os grandes animadores dos jogos olímpicos, posição que respaldam as mais de 100 medalhas obtidas por seus competidores nos últimos quatro encontros estivais.
Os cubanos acumularam nessas lides 43 medalhas de ouro,32 de prata e 37 de bronze, ao todo 112.
Se essas cifras justificam o adjetivo de potência esportiva, como é reconhecida internacionalmente a ilha caribenha, sua localização no medalheiro diz mais.
Cuba finalizou como quinta em Barcelona-92, oitava em Atlanta-96 e nona em Sydney-2000. Em Atenas-2004 terminou em 11.
Ao olhar essas posições, poderia se pensar que os resultados do esporte cubano tendem a minguar, mas outra estatística anula a conclusão.
Os países participantes nos jogos olímpicos organizados por Barcelona somaram 169 e desde então esse total tende a aumentar: 197 em Atlanta, 199 em Sydney e 201 na capital grega.
Em Beijing-2008 estarão representados 205 comitês olímpicos.
Essa tendência e a crescente competitividade figuram entre os principais fatores responsáveis do motivo pelo qual Cuba, ao que parece, caiu posições no medalheiro olímpico, no qual se mantém como um dos grandes.
Outro elemento contribui mais. Nesses quatro encontros, os cubanos obtiveram medalhas em 11 esportes, em alguns em ambos os sexos.
Não apenas nos tradicionais como o boxe, beisebol, voleibol e atletismo, senão em outros como o canoagem, taekwondo, tiro e natação.
Cuba levou à capital chinesa uma delegação de pouco mais de 160 esportistas, incluídas 65 mulheres, para intervir em 18 disciplinas. Na lista aparecem vários campeões e recordistas mundiais.
Dayron Robles (110 metros com barreiras), Yargelis Savigne (salto triplo), Zulia Calatayud (800 m), Yumisleidis Cumbá (peso), Yipsy Moreno (martelo), Osleidys Menéndez (dardo) Lisandra Guerra e Yoanka González (ciclismo) são nomes bem conhecidos internacionalmente.
Também, Driulis González (judô), Angel Valodia Matos (taekwondo), e Mijain López (luta), bem como suas equipes de voleibol (f) e de beisebol.
Nesta ocasião os cubanos participarão também em saltos ornamentais, natação, canoagem, boxe, esgrima, pesos, tiro com arco, tiro esportivo, voleibol de praia, pentatlo moderno e remo
Nenhum comentário:
Postar um comentário