sábado, 15 de novembro de 2008

ISSO NÃO VAI SAIR NO JN: Lula é o líder ibero-americano mais bem avaliado.

Para desgosto dos seus opositores a BBC soltou esta matéria.
Marcia Carmo
De Buenos Aires para a BBC Brasil

Lula foi o mais bem avaliado entre os 16 líderes citados na pesquisa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu pela primeira vez a melhor avaliação entre líderes da região ibero-americana em pesquisa realizada pela ONG chilena Latinobarómetro.

O levantamento foi realizado com base em 20.204 entrevistas realizadas em 18 países latino-americanos entre os dias 1º de setembro e 11 de outubro.

Além de Lula, foram avaliados outros nove presidentes sul-americanos, o ex-líder cubano Fidel Castro, o americano George W. Bush, o mexicano Felipe Calderón, o nicaragüense Daniel Ortega e os espanhóis José Luis Rodríguez Zapatero e o rei Juan Carlos.

No ranking elaborado pela entidade, Lula ultrapassou os dois espanhóis: o rei Juan Carlos ficou em segundo lugar e o primeiro-ministro Zapatero, que tinha empatado com Lula em anos anteriores, caiu para a terceira posição.

Segundo a pesquisa, em uma escala de notas que vai de zero a dez, de "muito mal" a "muito bem", Lula recebeu 5,9 na pesquisa. No ano passado, ele tinha 5,6, a mesma avaliação de 2006. Em 2005, tinha recebido a nota 5,8.

Com a avaliação que recebeu dos entrevistados, Lula superou todos os presidentes sul-americanos avaliados no levantamento, incluindo a chilena Michelle Bachelet (4ª), o paraguaio Fernando Lugo (5º) e o colombiano Álvaro Uribe (6º).

O nome do presidente da Bolívia, Evo Morales, aparece em décimo lugar, seguido pela argentina Cristina Kirchner (11ª) e pelo venezuelano Hugo Chávez (13º).

Resultado "esperado"

Entrevistada pela BBC Brasil, por telefone, a diretora do Latinobarómetro, Marta Lagos, baseada em Santiago, no Chile, disse que Lula "inseriu" o Brasil no cenário internacional e, com isso, também deu destaque para toda a América Latina no mundo.


Ranking de líderes (por nota)
Lula (Brasil) - 5,9
Rei Juan Carlos (Espanha) - 5,7
Zapatero (Espanha) - 5,5
Bachelet (Chile) - 5,5
Lugo (Paraguai) - 5,5
Uribe (Colômbia) - 5,2
Correa (Equador) - 5,0
Calderón (México) - 5,0
Vázquez (Uruguai) - 5,0
Morales (Bolívia) - 4,8
Kirchner (Argentina) - 4,7
García (Peru) - 4,3
Chávez (Venezuela) - 4,3
Fidel Castro (Cuba) - 4,2
Bush (EUA) - 4,2
Ortega (Nicarágua) - 4,0
Fonte: Latinobarómetro

"Esse resultado é óbvio, já era esperado", afirmou. "O Brasil se transformou em uma potência mundial. Lula colocou o Brasil no cenário internacional e a América Latina foi junto e reconhece isso."

Lagos interpreta ainda que os entrevistados entenderam que Lula, "sem muito barulho", superou a crise com a Bolívia e "dominou" e "controlou" a influência de Chávez na região.

Na opinião da diretora do Latinobarómetro, o rei Juan Carlos acabou em segundo lugar provavelmente por sua reação - com a frase "Por que não se cala?" - à partipação de Chávez em uma reunião regional.

Lagos destaca também que o Brasil realmente se comporta, na sua visão, como "potência", já que os brasileiros têm a noção do tamanho do país, do seu potencial e de seus problemas.

"No Brasil, parecem não acreditar nos contos mágicos", disse. "Sabem da realidade do país."

Segundo Marta Lagos, o mesmo não se observa em outros países da região.
Fonte:BBC Brasil.

Um comentário:

Anônimo disse...

Presidente Lula, politico moderado