quarta-feira, 12 de novembro de 2008

PONTOS DE CULTURA - Teia começa hoje e MinC já discute Pontos de Mídia Livre.

Começa hoje a Teia, encontro de todos os 850 pontos de cultura espalhados pelo Brasil. Trata-se de uma ação monumental e que mereceria grande destaque midiático, mas infelizmente nossa mídia coorporativa tupiniquim só trata de iniciativas como essa para cobrar a prestação de contas. Aliás, vou tratar disso num próximo post.

Tem gente que ainda não sabe como funcionam os Pontos de Cultura. Vou tentar explicar aqui. Eles são espaços nos quais já havia um grupo ou movimento trabalhando com algum aspecto cultural e que passaram a ser reconhecidos pelo MinC como importantes para a nossa plena cidadania.

Por esse motivo, recebem recursos do Estado para tocar o trabalho. Sem que o Estado lhes peça nada mais em troca ou lhe direcione as ações. Simples assim.

Mas não é o simples desejo do grupo ou movimento que torna os projetos em Pontos de Cultura. É preciso ser selecionado a partir de um edital. Mas, a novidade, é que esse edital não tem um modelo único, não impõe restrições às instalações físicas e muito menos cria amarras para as programações e atividades do grupo.

Quando o convênio com o MinC acontece, o Ponto de Cultura criado recebe até R$ 180 mil por ano por um período de até três anos.

O incentivo pode se reverter em equipamentos multimídias, em software livre, microcomputador, mini-estúdio para gravar CD, câmera digital, ilha de edição, enfim o que for importante para o Ponto de Cultura e comunidade a ser beneficiada por ele. Enfim são 850 experiências que você pode acessar a partir deste mapa e ordená-las por Estado ou perfil.

A repórter Brunna Rosa estará cobrindo a Teia 2008 e vai apresentar nos próximos dias muitas experiências interessantes para que você conheça melhor essa nova dinâmica de apoio e articulação cultural.

E querem saber do melhor, o MinC já está discutindo a proposta do Fórum de Mídia Livre de apoiar, também a partir de seleção por editais, Pontos de Mídia Livre.

Ou seja, seu blogue, sua página virtual, seu grupo de vídeo, grafite etc., poderão ter apoio para desenvolver um trabalho de comunicação. Chique, né?

Arrisco dizer que seria o início de uma nova era no processo de produção de informação no Brasil. E que por isso temos de formar barricadas para que de fato esse projeto se realize e dê frutos.
Fonte: Blog do Rovai.

Nenhum comentário: