segunda-feira, 3 de novembro de 2008

VENEZUELA - Chaves quer se aproximar de Obama.

O presidente venezuelano Hugo Chávez declarou que o candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, vai ganhar as eleições desta terça-feira (4). Chávez se ofereceu para a abertura de um diálogo entre os EUA e a Venezuela, cujas relações diplomáticas estão longe de ser as mais cordiais.

Durante sua campanha, Obama, afirmou que, caso seja eleito, vai iniciar um diálogo com líderers considerados "inimigos" dos Estados Unidos - entre eles, Hugo Chávez -, o que foi duramente criticado pelo Partido Republicano.
John McCain, que na véspera das eleições continua atrás nas pesquisas de intenção de voto, considera Chávez um ditador. O venezuelano, que se define como um socialista, afirma que os interesses de seu país e dos americanos são inevitavelmente conflitantes.

"Não estamos pedindo para que seja um revolucionário", disse Chávez. "Só queremos que o negro que está a ponte de ser presidente dos EUA tenha suficiente estatura para que os tempos em que o mundo está vivendo", completou.
Chávez acrescentou ainda que quer "se aproximar do negro" e disse esperar que "entremos em uma nova etapa".

Segundo sondagens, a maioria dos latino-americanos preferem que Obama chega à Casa Branca, e não McCain. Chávez, que em setembro deste ano expulsou o embaixador dos EUA da Venezuela, pediu a Obama que termine com o embargo a Cuba, retire as tropas do Iraque e interrompa o que chamou de "ameaças" dos EAU ao Irã e à própria Venezuela.
Fonte:SRZD

Nenhum comentário: