domingo, 14 de dezembro de 2008

40 ANOS DO FAMIGERADO AI - 5 - O primeiro da lista do AI - 5.

Postado por BRAULIO B. WANDERLEY

Por LINO CASTELLANI FILHO

Eu ia complementar a frase dizendo: - "E daí, todo mundo sabe disso", mas a "Folha de S. Paulo" me avisou que de cada 10 brasileiros, oito nunca ouviram falar dele.

Mas os dois - de cada grupo de 10 - que ouviram falar do AI-5, certamente não sabem que o primeiro nome da lista era o de um professor de Educação Física!

Seu nome, Alberto La Torre de Faria.

Professor da Escola Nacional de Educação Física da Universidade do Brasil, - hoje UFRJ - e integrante ativo do reconhecido ISEB, à época era funcionário do Ministério da Educação vinculado à Secretaria de Educação Superior e, por causa de suas atribuições naquela pasta, naquele dia estava em Itu, SP, fazendo vistorias para o credenciamento de uma faculdade de Direito.

É ele que nos conta: "Eu tinha aceitado um convite do professor Lourenço Júnior para jantar. Nós estávamos então tomando uns aperitivos e aguardando o início da 'Hora do Brasil' - no interior tinha-se o hábito de ouvi-la. A certa altura ouvimos referências ao AI-5: '... Foram incursos no Ato Institucional nº 5 os senhores... Alberto La Torre de Faria... '

"Foi um espanto, inclusive pra mim. Eu, delegado do Ministério da Educação, organizando uma faculdade de Direito em Itu e sendo cassado em Brasília! E dizia mais... Relacionava uma série de pessoas eminentíssimas. Eu era fichinha. O professor Lourenço Júnior, muito espirituoso, disse assim: - 'Eu não sabia que o senhor era um homem importante... O primeiro da lista!

Ele foi contemporâneo da professora Maria Lenk - ela a maioria sabe quem foi, né?!

Sim, ela, que se referia à Escola de Educação Física do Exército como "a célula mater da educação física no Brasil" e que em 1972, diferentemente do professor La Torre e de todos os outros cassados, festejava na Ilha do Fundão a inauguração das instalações da Escola de Educação Física da UFRJ com a presença de Emílio Garrastazú Médici, a quem - nas palavras da professora "homenageamos dando o nome dele ao Ginásio de Esportes..."
Fonte:Blog História Vermelha.

Nenhum comentário: