quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

PRIVATARIA - Quase mil municípios brasileiros não têm o sinal de celular.

A lógica capitalista impede que quase mil municípios brasileiros não tenham o sinal do celular. A Anatel diz que deu um prazo. Esse prazo vai ser vencido e nada vai acontecer. As multas para as operadoras são ridículas e quem paga o pato é a população desses municípios. O mesmo acontece com a questão da banda larga.
carlos dória

Brasil ainda tem cidades sem o sinal de celular

09/02/2010 |
Redação
G1

Em Dolearina, povo tem aparelho, mas não consegue realizar ligações.

Na cidade mineira é preciso ir para o morro para conseguir sinal.

Falar ao telefone celular é uma ação comum. Hoje, já é possível conversar dentro de elevadores e de túneis. No Brasil, no entanto, ainda existe cidades que não recebem o sinal de nenhuma operadora. Para fazer uma ligação nestes locais, os moradores usam a criatividade.

Na cidade de Dolearina, no Triângulo Mineiro, quase todos os mais de dois mil moradores possuem um celular. O problema é que não existe o sinal da telefonia móvel. Mobilidade na cidade só existe com o telefone sem fio.

Quando liga do telefone fixo para o celular, o comerciante Neldeci José de Araújo paga bem mais caro. Para tentar diminuir a conta utilizando, ele se arrisca a subir no telhado do escritório em busca do sinal e usar o seu telefone celular. De vez em quando, dá certo.

Os moradores da cidade, no entanto dizem que existe um lugar onde é possível fazer ligação. “Normalmente fica cheio de gente. O pessoal sobe o morro e tenta fazer a ligação”, afirma a dona de casa Onícia Maria Araújo.

É estranho, mas em Dolearina, quem quer ligar no celular tem que sair da cidade e ir para a fazenda. No pasto, tem sempre alguém em busca de sinal. E ele não vem fácil. É preciso subir e descer de cupinzeiros até que o sinal chega e é possível falar.

Falar no celular do local tem suas vantagens por conta do silêncio e da vista do alto do morro. A desvantagem, além da distância da cidade, é que o sinal que não é de Minas Gerais, é de Goiás, fazendo com que a ligação saia mais cara. A divisa dos dois estados fica a cerca de 30 quilômetros.

A Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicação, informou que termina no dia 30 de abril o prazo para as prestadoras atenderem municípios que ainda não recebem sinal de telefonia móvel.

*com informações do Bom Dia Brasil.

Nenhum comentário: