sábado, 5 de julho de 2008

LIBERTAÇÃO DA INGRID- Imprensa européia com dúvidas.


Subsistem dúvidas sobre modo de libertação de Ingrid Betancourt

Paris, 5 jul (Prensa Latina) Meios de imprensa europeus reiteraram hoje suas dúvidas em torno da veracidade da operação militar que pôs fim ao cativeiro de Ingrid Betancourt e outros 14 retidos das Forças Armadas Revolucionárias de Colômbia (FARC).

Apesar dos esforços do governo colombiano por mostrar até com imagens a veracidade da suposta operação a Rádio Suisse Romande da Suíça repetiu que tem indícios do pagamento de um resgate de 20 milhões de dólares.

O governo francês negou rotundamente ter oferecido dinheiro para a libertação de Betancourt e os outros 14 retidos das FARC, e a própria cidadã franco-colombiana afirmou que não acredita na versão de uma “encenação” de seu resgate.

Segundo Rádio Suisse Romande, uma quantidade não precisa de membros e dirigentes das FARC receberam em troca da libertação de Ingrid e seus acompanhantes ao redor de 20 milhões de dólares, possivelmente fornecidos pelos Estados Unidos.

Por sua vez, o Rebelión mostrou-se bastante crítico com a atitude da ex-candidata presidencial colombiana de apoio aberto ao presidente Alvaro Uribe e de apologias ao mesmo Exército que foi assinalado com vínculos com o paramilitarismo.

Outras inconsistências no caso são marcadas por diversos jornalistas colombianos radicados em Paris, em especial a imagem de uma Ingrid Betancourt saudável, em contraste com os dramáticos chamados meses atrás sobre sua suposta fase terminal de vida.

Assim mesmo, para vários analistas a filmagem de um vídeo da operação parece-se mais a uma trama surrealista ou de ciência ficção, que a um fato ocorrido em plena selva contra uma guerrilha que tem subsistido a mais de 40 anos de hostilidade bélica.

Betancourt foi recebida ontem pelo presidente francês, Nicolás Sarkozy, participou em uma recepção no Palácio do Elíseo e depois em um ato na Prefeitura de Paris, além de oferecer uma coletiva de imprensa.

Será submetida neste sábado a um exame médico no hospital militar de Val de Grace, nas proximidades desta capital.
Fonte: Prensa Latina.

Nenhum comentário: