sexta-feira, 4 de julho de 2008

PETRÓLEO - Lula responsabiliza especuladores por alta do petróleo.


O Lula está certíssimo em fazer esta afirmação. Foi a mesma conclusão que a OPEP chegou. Com a crise da sub-prime ouve um deslocamento dos especuladores para fazer aplicações não só no Petróleo como nas "commodities".
Carlos Dória
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou nesta quinta-feira (3) os fundos de pensão de especularem no mercado futuro forçando o aumento do preço do barril do petróleo, que ultrapassou os US$ 140. Para o presidente, essa especulação tem mais peso no preço do barril do que o aumento de consumo no mundo. "Especulação possivelmente causada pelos fundos de pensão que quebraram a cara no subprime, na crise imobiliária americana e que agora estão querendo uma coisa mais certa, que é o petróleo", afirmou o presidente.


Lula disse que o nível de especulação é tanto que existe, no mercado futuro, a mesma quantidade de barris de petróleo que a China consome. "Nós temos uma China real comprando petróleo e transformando em riquezas, e temos outra China irreal, que é a especulação."


As declarações foram dadas durante solenidade de anúncio do novo Plano de Agricultura Familiar. Para o presidente, nos diversos fóruns realizados no mundo ninguém quer discutir a incidência de um barril de petróleo a US$ 140 no custo do frete, do fertilizante e no custo da energia produzida à base de combustíveis fósseis.


Lula, que afirmou não haver razão "para se perder meia hora de sono por causa da inflação", destacou que, entre os chamados Bric (grupo de países composto por Brasil, Rússia, Índia e China), o Brasil é o único que tem a inflação mais controlada.


"Obviamente que sempre aparece um ou outro que quer ganhar um pouco de dinheiro especulando também, inflacionando a expectativa inflacionária para poder, quem sabe, antecipar seus próprios preços", disse o presidente.

Fonte: Vermelho.

Nenhum comentário: