quarta-feira, 12 de novembro de 2008

INTERNET - Tome cuidado com a "Wikipédia", diz fundador do site.

O co-fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, afirmou nesta quarta-feira (12), durante sabatina da Folha de S.Paulo, que sua enciclopédia online é "boa" — mas os usuários precisam tomar cuidado ao acessá-la. Ele aconselha que todos estejam atentos sobre a confiabilidade das fontes de cada verbete antes de acreditarem nas informações.

"A pessoa precisa ter a noção a respeito de onde vem aquela informação, e não aprendê-la diretamente", disse. Por outro lado, explicou que o mesmo cuidado deve existir ao usar qualquer outra fonte, inclusive as tradicionais. A Wikipédia tem erros, sim, "como qualquer enciclopédia", minimiza Wales.

O empresário citou um estudo realizado em 2005 que analisou a Enciclopédia Britânica e verificou que havia três erros por página. Ele lembrou também uma pesquisa realizada no ano passado, segundo a qual a Wikipédia é uma fonte mais confiável do que a versão on-line da Brockhaus, tradicional enciclopédia da Alemanha.

Wales afirmou que os usuários devem ficar atentos aos alertas presentes em cada verbete. Em caso de dúvida, deve-se entrar no sistema de discussão do portal e ver qual informação está sendo questionada por outros internautas.

O co-fundador da Wikipédia declarou guerra ao Google neste ano, ao lançar o mecanismo de buscas Wikia Search, que segue o mesmo princípio da enciclopédia on-line: construção colaborativa, por meio de uma interface que permite ao usuário criar, editar, modificar ou apagar informações.

Na última segunda-feira, ele fez críticas ao YouTube, site de vídeos do Google. Wales afirmou que o portal "não é o melhor lugar para se informar". Isso apesar de os dois portais funcionarem sobre a mesma base: a colaboração dos usuários. "Concordo que o YouTube seja um bom lugar para ver vídeos engraçados, mas não para aprender sobre a crise financeira", disse, durante debate em São Paulo.

Em sua visita ao Brasil, Wales participa do lançamento oficial do Instituto Wikimedia Brasil, capítulo local da Wikimedia Foundation — organização sem fins lucrativos que detém as marcas Wikipedia, Wikinotícias, Wikilivros, entre outras plataformas. A organização brasileira tem o objetivo de apoiar a construção de conhecimentos gratuitos em língua portuguesa e nas línguas dos povos indígenas.

Sob acusação

Outra guerra está sendo travada entre Wales e o cientista da computação Jeff Merkey, famoso no mundo do software livre e ex-funcionário da Novell — um dos principais distribuidores do sistema operacional Linux. Merkey acusou o "pai" da Wikipédia de oferecer dinheiro para alterar verbetes da enciclopédia colaborativa.

A acusação fez com que o texto em português sobre Wales fosse "manchado" com uma ressalva sobre o suposto favorecimento. "Serei diplomático aqui. Mas, nesse caso, ele (Merkey) agiu como um lunático e um mentiroso", disse Wales. “Espero que as pessoas ao menos coloquem o contexto disso, informem que não se trata de uma fonte confiável."

Wales afirmou que o empresário fez acusações supostamente falsas sobre outras pessoas. O co-fundador da enciclopédia afirmou que seu caso é exemplo de como os internautas devem analisar biografias presentes no site: é preciso olhar as referências, as fontes de informação e determinar se elas são confiáveis.

Além disso, Wales afirmou que não é a melhor pessoa para editar sua biografia no site e mudar o dado, "já que não fala português". Também aconselhou as pessoas a não editarem suas próprias biografias no site — ele já confessou, há algum tempo, que fez isso com o verbete que fala sobre ele.

O empresário indicou que, caso vejam algum erro, as pessoas entrem no grupo de discussão do verbete para indicar a incorreção e mudar o texto. As alterações no próprio texto só devem ser feitas para "coisas simples".

Da Redação, com informações da Folha Online
Fonte:Site de O Vermelho.

Nenhum comentário: