quinta-feira, 6 de novembro de 2008

VITÓRIA DE OBAMA - Mandela diz que escolha de Obama é símbolo da esperança.

Até pouco tempo atrás, Mandela estava na lista negra de "persona não grata" do governo americano e proibido de entrar nos EUA.

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, Prêmio Nobel da Paz e símbolo da luta contra o apartheid, a injustiça social e a pobreza, manifestou grande alegria pela eleição de Barack Obama como novo presidente dos Estados Unidos da América.

"Aplaudimos seu compromisso pela paz e a segurança no mundo, estamos seguros de que um dos objetivos principais de sua presidência será combater a pobreza e as doenças em todo o mundo", disse nesta quarta-feira (5) Mandela, citado pela Rádio Nairóbi.

"Sua vitória demonstra que ninguém deve abandonar o sonho de tentar fazer deste um mundo melhor", continuou o ex-presidente.

Em uma carta divulgada por seu escritório, Mandela afirma que a vitória de Barack Obama demonstra que qualquer um pode "ousar ter o sonho de querer tornar o mundo um melhor lugar".

Após cumprir um mandato e se aposentar, Mandela, aos 90 anos, participa cada vez menos da vida pública, porém permanece como um símbolo respeitado na África do Sul e no mundo.

O ex-presidente passou 27 anos na prisão por sua luta contra o Apartheid, regime racista imposto contra os negros na África do Sul entre 1948 e 1990. Nas primeiras eleições livres do país desde o fim do regime racista, Mandela foi eleito, em 1994.
Fonte:Site O Vermelho.

Nenhum comentário: