segunda-feira, 16 de março de 2009

MÍDIA - Campanha anti-Pequim enfrentará criação da CNN chinesa".

O governo chinês quer lançar até o final deste ano um canal de televisão com 24 horas de notícias para apresentar ''a voz chinesa ao mundo''. Tratada como segredo de Estado, a chamada ''CNN chinesa'' faz parte de um plano de US$ 7 bilhões que prevê, além do canal, o dobro de escritórios internacionais para a agência estatal Xinhua (chegará a 200) e um novo diário em inglês. A iniciativa pretende fazer frente à contra-informação anti-China tão propalada pela mídia capitalista.

Nas últimas três semanas, jornais americanos têm publicado anúncios da futura ''CNN chinesa'' buscando candidatos a vagas. ''Inglês nativo, habilidade de repórter, boa saúde, disponibilidade para viajar muito e trabalhar longas jornadas, salário competitivo'', diz um dos anúncios.

Estima-se que pelo menos cem jornalistas americanos, britânicos e australianos participem da empreitada, principalmente frente às câmeras, junto a jornalistas chineses que tenham vivido muitos anos no exterior.

O projeto bilionário faz parte de uma política do presidente chinês, Hu Jintao, que disse há dois anos que ''a voz da China deve ser mais bem ouvida em assuntos internacionais''. A rede estatal CCTV lançou em 2008 canais em espanhol e francês e lançará no segundo semestre de 2009 canais em árabe e russo.

A primeira ação internacional da CCTV foi com seu canal em inglês, criado em 2000. ''A força da nossa voz não se compara com nossa posição no mundo'', diz Yu Guoming, vice-diretor da Faculdade de Jornalismo da Universidade Popular de Pequim, um dos consultores da ''CNN chinesa''.

''Até agora tivemos resultados ruins, admito, pois nossos canais não alcançam o desejo de equilíbrio que é demandado pela audiência ocidental.'' Com 10 mil funcionários e uma nova sede orçada em US$ 1 bilhão, a CCTV tem sido criticada em público por manipular as notícias e pela baixa qualidade de sua produção.

''É natural que uma potência global em alta aspire a aumentar seu ''soft power'' [poder de influência] com maior voz na arena internacional'', diz o pesquisador francês Nicholas Bequelin, de Hong Kong.

Linha editorial e credibilidade

Em tempos de crise na mídia comercial em diversos países ocidentais, TVs e jornais em inglês mantidos por governos orientais com ambições globais vivem um inesperado auge. O Irã lançou nos últimos dois anos três diferentes canais de televisão, dois em árabe e um em inglês, a PressTV, com noticiário seguindo os pontos de vista de Teerã, mas com a linguagem televisiva da CNN.

A agência estatal chinesa de notícias, Xinhua, que já conta com cem escritórios internacionais, tem planos de expansão para chegar até 186 representações no exterior até 2010. O jornal Global Times, mantido pelo Partido Comunista chinês e que se especializa em política internacional, vai lançar sua edição em inglês no mês que vem.

Com 1,1 milhão de exemplares diários, a versão original chinesa é a mais agressiva e nacionalista voz da imprensa chinesa. O que pode mudar na versão para o inglês para atrair uma audiência internacional?

Dois jornalistas envolvidos nos projetos dizem não saber se a liberdade editorial será maior. Um deles compara com a célebre emissora do Catar. ''Apesar do ponto de vista muçulmano, a Al Jazeera, por exemplo, sempre entrevista israelenses, mesmo que os apresentadores sejam duros com eles. Não dá para saber se aqui se fará uma entrevistra com quem defende a independência do Tibete.''

Fonte: Da redação, com informações da Folha de S.Paulo/Site O Vermelho.

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