Cenário político mexicano polarizado em torno de reforma energética
México, 2 jul (Prensa Latina) O debate político na sociedade mexicana em torno da iniciativa energética apresentada pelo Executivo com respeito a petroleira estatal PEMEX continua hoje subindo de tom.
Enquanto o opositor Partido da Revolução Democrática (PRD) mantém como bandeira a proposta de um referendo nacional para decidir o futuro do petróleo neste país, representantes do governamental Partido Ação Nacional insistem em rejeitar a consulta popular.
Similar postura mantêm os legisladores do Partido Revolucionário Institucional (PRI), quem reiteraram ontem que os resultados do plebiscito não serão levados em conta para opinar na reforma da PEMEX.
Francisco Labastida, presidente da Comissão de Energia no Senado, desestimou antecipadamente, em nome da bancada do PRI, os resultados da consulta energética.
Os perredistas, por sua vez, fecharam o cerco contra a reforma energética.
Num encontro sustentado em junho Cuauhtémoc Cárdenas, fundador do partido do sol azteca, instou seus correligionários a perseverar na luta para impedir que o ativo mais importante do povo do México seja transferido a empresas estrangeiras.
O referendo, proposto para 27 de julho próximo numa primeira etapa, é respaldado também por umas 200 organizações do denominado Diálogo Nacional, pelo Sindicato de Eletricistas e pela Coordenadora Nacional dos Trabalhadores da Educação, entre outros sindicatos.
Fonte: Prensa Latina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário