terça-feira, 1 de julho de 2008

ELEIÇÕES MUNICIPAIS - Fim das convenções.

Feitas as convenções, conquistamos uma grande vitória em São Paulo: a aliança do PT com o bloco PSB-PC do B-PDT, além do apoio do PRB e PTN, uma candidata, Marta Suplicy, apoiada por todo partido, e em 1º lugar nas pesquisas.


Mas continuamos com a situação suspensa em Belo Horizonte, onde os tucanos podem romper o acordo do governador Aécio Neves (PSDB) com o prefeito da capital, Fernando Pimentel (PT), aprovado pelo Diretório e Encontro municipais da capital mineira e pelo Diretório estadual do partido no Estado, porém vetado pela Direção Nacional do PT. Não está afastada a hipótese de termos surpresas eleitorais com o PT sendo obrigado a disputar sozinho esta sucessão municipal em BH.

As tentativas de um acordo nas três principais capitais do país que uniria o PT, PSB, PDT e PC do B, fracassaram e agora nos resta o segundo turno. O PT pagou caro por erros na política de alianças, como a disputa com Célio de Castro, do PSB, na mesma BH, e as candidaturas fracassadas no Rio de Janeiro. No segundo turno, espero que possamos recompor uma aliança no Rio, em Salvador, em BH, entre outras a exemplo da acertada em São Paulo já no primeiro round e que fortaleça nosso campo político para 2010.

No conjunto do país, a situação do PT é mais do que excelente. Tem tudo para reeleger prefeitos nas 9 capitais que governa e vencer em outras, como São Paulo. Crescerá mais do que em 2004 e em 2000 e terá um resultado surpreendente nas cidades médias. É só ver as pesquisas para saber que o PT continuará a ser o maior partido do Brasil e que é reconhecido pelo modo petista de governar as cidades e o país.

Esse resultado (das pesquisas) fica maior quando consideramos a campanha feita contra o partido nos últimos 3 anos pela oposição e pela mídia, muitas vezes com o apoio, direto ou disfarçado, em declarações ou decisões, de instituições impedidas por sua natureza estatal ou institucional de atuarem politicamente.

Fonte: Blog do Zé Dirceu.

Nenhum comentário: