sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

FUTEBOL - Crise, que crise?

Bastaram alguns resultados negativos do Manchester United para a imprensa inglesa identificar os primeiros sinais de decadência no clube.

Um artigo do The Guardian, cita o torcedor "Richard" que durante um programa do canal a cabo do clube, a demissão do super técnico Alex Fergusson depois da derrota de 1 a 0, em casa, para o Leeds, time da terceira divisão, e que acabou eliminando o Manchester da Copa da Inglaterra.

alex106133.gif

Lógico que Sir Alex não vai ser demitido. Ele é o técnico de clube com melhor CV do mundo. Nesses 23 anos em que está no comando do time, o escocês ganhou 11 campeonatos, 5 Copas da Inglaterra, 3 Copas da Liga, 2 Champions League, 2 Campeonatos Mundiais Interclubes, e 1 Super Copa da Uefa.

E apesar da fraca temporada, o Manchester se mantém no segundo lugar no campeonato inglês, apenas 3 pontos atrás do líder Chelsea.

Mas, os implacáveis jornalistas esportivos esmiúçam arquivos e compilam estatísticas para montar uma teoria que mostre que a má fase pode ser duradoura.

Para muitos, o clube perdeu a capacidade de renovação e já não consegue revelar talentos com a qualidade de um Giggs, Scholes ou Beckham.

As reportagens mostram que o plantel atual sofre com o envelhecimento dos ídolos Paul Scholes (35), Gary Neville (34), Ryan Giggs (36), Edwin van der Sar (39), Rio Ferdinand (31) e Michael Owen (30).

E fora Wayne Rooney e o zagueiro sérvio Vidic, as aquisições (incluindo o búlgaro Berbatov e os brasileiros Anderson, Rafael e Fábio) não conseguiram repetir o brilho de gerações anteriores.

O time não tem ainda um substituto à altura de Cristiano Ronaldo, vendido ao Real Madrid, e com isso perdeu a capacidade ofensiva que o levou a dois campeonatos mundiais.

Nas três partidas que disputou em casa pela primeira fase da atual Champions League, o Manchester United permitiu que os adversários marcassem primeiro.

Algumas reportagens ressaltam que o clube também perdeu poder de compra e com isso a capacidade de reverter a atual situação.

Com dívidas de cerca de R$ 2 bilhões - o que gera uma conta de juros de R$ 3 milhões a cada 6 dias - a diretoria não deve anunciar nenhuma contratação fabulosa na janela desse mês.

O time vai assim na contra-mão do arqui-rival, Manchester City, o clube mais rico do mundo.

Aos poucos, o novo técnico do City, Roberto Mancini, vai reforçando o plantel. A novidade desta semana foi a contratação por empréstimo de Patrick Vieira, que apesar dos 33 anos, deve dar ao time a mentalidade vencedora de que Robinho tanto sente falta.

milan106133.gif

Além de olharem com inveja para os vizinhos, os torcedores dos "Diabos Vermelhos" devem estar aguardando apreensivos a fase mata-mata da Champions League, quando o time encara o Milan, de Pato, Ronaldinho, Pirlo, Seedorf, e, ironicamente, de David Beckham, prata da casa e ex-ídolo do Man U. O jogo de ida está marcado para 16 de fevereiro, para o estádio San Siro, em Milão.

Nenhum comentário: