domingo, 15 de junho de 2008

MÍDIA - O rinoceronte e os marimbondos.


Por Glauco Faria.

O editor da Revista Fórum, Renato Rovai, ressaltou a necessidade de se respeitar a diferença, que ele considera fator fundamental para que se possa promover a verdadeira mídia livre. "As diferenças que existem entre todos os veículos de comunicação independentes do Brasil constituem a nossa grande riqueza. Precisamos valorizá-las para construir e consolidar o nosso espaço", defendeu.
Rovai acredita ser preferível que existam diversos veículos de mídia independente para que possa haver maiores possibilidades de êxito no enfrentamento contra o que ele chama de "imprensa grande". "É grande apenas no tamanho, mas não possui a grandeza real da mídia produzida pelos movimentos sociais e blogues", sustentou.
Para exemplificar as grandes possibilidades da mídia independente, Rovai invocou o escritor uruguaio Eduardo Galeano, em sua participação na primeira edição do Fórum Social Mundial em Porto Alegre. "Em debates costumo dizer, como Galeano naquela ocasião, que é melhor um turbilhão de marimbondos a um rinoceronte. E essa deve ser a nossa força, somos os marimbondos que temos que enfrentar esse rinocerante da imprensa que se diz grande".
Paulo Salvador, membro do Conselho Editorial da Revista do Brasil, elogiou a iniciativa de se fazer o Fórum de Mídia Livre e relembrou a história da construção do veículo, destacando o papel das entidades sindicais em sua elaboração."Essa é uma revista feita para os trabalhadores que nem sempre têm acesso a outras mídias, como a internet", destacou. "Acho que se fosse escrever uma crônica hoje, diria, depois de 30 anos lutando, que acabou inocência. A questão que coloca hoje para sindicatos e movimentos sociais não é aparecer na mídia, mas sim participar dela", refletiu.
Glauco Faria.

Fonte: Blog do Rovai.

Nenhum comentário: