sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

ECONOMIA Lições da crise que não foi.

Copiado do blog "O Brasil que dá certo".



Aqueles que seguiram as análises dos "especialistas" da mídia golpista se deram mal.


Este gráfico ilustra bem o que aconteceu. A curva azul mostra o consumo das famílias brasileiras, num ritmo constante de crescimento. Dá para ver uma CRISE no gráfico em azul ?

Só com uma lupa, a pequena queda em Outubro de 2008. Em Janeiro, como afirmei com todas as letras, a crise já havia passado.

O gráfico em vermelho é a produção industrial, totalmente em descompasso com as vendas de varejo.

As empresas e seus administradores simplesmente pararam de produzir, demitiram gente, e só em janeiro mudaram de idéia, mas já era tarde.

As licoes desta crise

Fonte: Banco Votorantim e IBGE

Empresas grandes, que representam 80% da produção nacional, deram ouvidos as consultorias econômicas que previam "recessão técnica", e cortaram seus planos de investimentos.

Em maio de 2009, Nouriel Roubini veio para o Brasil e mais uma vez disseminou suas previsões baseado num modelo econométrico proprietário que ele elabora com muito cuidado para os seus clientes brasileiros. E que muitos acreditam até hoje.

As 2000 empresas deste país que levam a sério as análises de suas consultorias econômicas, precisam rever a utilidade destas caríssimas previsões, ao elaborarem seus orçamentos de 2010.

A maioria da população, que não tem como pagar por esta informação, nem lêem os cadernos de economia, muito menos assinam a Roubini Newsletter, se deram melhor.

Nenhum comentário: