domingo, 23 de janeiro de 2011

EUA - Direita ultraconservadora cai em pesquisa.

Mais da metade dos americanos desaprova Sarah Palin...

Ex-governadora do Alasca, e que o Partido Republicano tentou transformar em sua grande vedete na disputa pela Casa Branca em 2008, Sarah Palin, hoje a mais emblemática representante da ultra direita americana e do Tea Party, despencou em termos de popularidade, segundo pesquisa de opinião pública encomendada pela rede de TV CNN.

Pelo levantamento, 56% dos norte-americanos têm uma opinião desfavorável em relação à ex-candidata à vice-presidência dos EUA. O percentual bate, inclusive, a marca atingida por ela em abril pp. com a qual mais da metade da população a aprovava. Sua popularidade caiu mais 7 pontos desde novembro de 2010, quando foram realizadas as eleições legislativas, e 49% dos americanos já a desaprovavam.

A queda de popularidade de Palin ocorre após a série de críticas sobre seu comportamento em relação a onda de violência que assola os EUA, particularmente sobre o tiroteio do último dia 8, em Tucson, no Arizona. O tiroteio deixou gravemente ferida, e quase matou, a deputada Gabrielle Giffords (Partido Democrata), e outras 6 pessoas morreram, inclusive crianças.

Economia e questão externa é que definirão eleição

Assim, as eleições presidenciais de 2012 ainda estão longe, mas o quadro de hoje indica que o presidente Barack Obama será reeleito e que o Partido Republicano perderá as eleições, já que o Tea Party - do qual Palin é uma das principais lideranças - na prática, é uma enorme ruptura em sua estrutura e organização.

O Tea Party, na verdade representa um outro partido à direita do Republicano e o eleitorado deste se dividirá favorecendo os democratas. Mas, como observei, faltam dois anos para o pleito e a questão é a economia. Se ela crescer e criar empregos, Obama pode vencer.

Mas, atenção: há também a questão externa, já que Obama e os democratas vacilam em enterrar de vez a doutrina Bush. Ou seja, mantém o estado permanente de guerra e a ilusão de que os EUA podem governar o mundo, ser seu gendarme.

Fonte: Blog do Zé.

Nenhum comentário: