sexta-feira, 17 de abril de 2009

MEIO AMBIENTE - A poluição do transporte marítimo.

A poluição do transporte marítimo causa mais mortes que todos os carros do mundo.

Os líderes mundiais e europeus são acusados de subestimar os riscos para a saúde resultantes da poluição do transporte marítimo, indica um estudo que mostra que um só navio grande pode emitir quase tantos químicos cancerígenos e causadores de asma como 50 milhões de carros. Dados confidenciais da indústria marítima, baseados no tamanho dos motores e na qualidade do combustível geralmente utilizado pelos navios e pelos carros, mostram que os 15 maiores navios do mundo podem emitir tanta poluição como todos os carros do mundo.

Pressão está a ser colocada à organização internacional marítima, da ONU, e sobre a UE para avançarem com leis mais restritas sobre as emissões dos navios.

O governo dos EUA impôs a semana passada uma zona de 230 milhas em toda a costa onde os navios não podem passar. Esta decisão seguiu-se após uma pesquisa científica ter mostrado que a poluição de todos os 90.000 navios de carga do mundo levam a 60.000 mortes por ano nos EUA e custa mais de 330 mil milhões de dólares por ano em cuidados de saúde para doenças respiratórias e cardíacas. A agência de ambiente dos EUA estima que esta zona, em prática no próximo ano, pode salvar mais de 8.000 vidas por ano, à qual se associa novos padrões para as emissões e o combustível utilizado.

Um estudo recente da agência ambiental da Dinamarca confirma este quadro. Sugere que as emissões dos navios custam ao serviço de saúde cerca de 5 mil milhões de libras por ano, devido a problemas de cancro e coração. Um estudo prévio indicava que 1.000 pessoas morriam prematuramente por ano devido a esta poluição.
Fonte:Ecoblogue.

Nenhum comentário: