terça-feira, 26 de julho de 2011

ORIENTE MÉDIO - Avaaz adere à causa palestina.

A luta do povo palestino pelo reconhecimento da Palestina como Estado, junto à Organização das Nações Unidas em sua próxima reunião em setembro, em Nova York (EUA), ganhou mais um apoio: o movimento de ciberativismo Avaaz.

Em seu site, a ONG virtual internacional traz um abaixo assinado online em defesa da criação do novo estado. O posicionamento da Avaaz, cujo site informa contar com mais de 9,7 milhões de membros, em prol da Palestina soma-se ao dado explicitamente este mês pela Liga Árabe - composta por países no norte e nordeste da África e no Oriente Médio, entre os quais Egito, Jordânia, Catar, Líbano e Marrocos.


O grupo de países de maioria árabe formalizou a intenção de encaminhar à ONU um pedido para que eleve os palestinos ao status de integrante pleno da entidade. Também, o governo Dilma Rousseff já se posicionou a favor da criação de um estado para os palestinos. A garantia de apoio foi passada ao presidente palestino, Mahmoud Abbas, pelo próprio ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na condição de enviado especial da chefe de governo brasileira.

Estabilidade para o Oriente Médio

Em entrevista ao Estado de São Paulo, o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia resumiu a questão. Para ele, o tema “palestino-israelense é o foco de desestabilização do Oriente Médio". Para o assessor de Dilma Roussef, o objetivo do Brasil é ajudar a criar um fato político que empurre israelenses e palestinos para uma negociação direta. “Do jeito que está, o conflito tende a se eternizar", explicou.

O reconhecimento de Estado palestino pela ONU é visto como mais um meio para destravar as negociações de paz com Israel, congeladas desde o ano de 2008. Segundo a Avaaz, há poucas semanas da Assembléia da ONU “Portugal, França, Espanha, Alemanha, Reino Unido e o Alto Representante da UE estão indecisos quanto à soberania palestina”. O abaixo assinado da ONG tem como objetivo ser “um apelo para que esses países assumam o lado certo da história”, voltada à construção de uma paz duradoura entre Israel e Palestina.

Convido vocês a conherecem o site da Avaaz e a assinarem o documento em prol da criação do Estado palestino.

Fonte: Blog do Zé Dirceu.

Nenhum comentário: