quinta-feira, 9 de agosto de 2012

PRIVATARIA TUCANA - Dilma e Lula também sofrem com a telefonia móvel

Dilma e Lula também sofrem com telefonia móvel



Por Assis Ribeiro

Do Brasil 247

Caos dos celulares atinge Dilma e Lula. CPI?

Ligação telefônica via celular entre presidente Dilma e ex-presidente Lula cai três vezes com o ministro das Comunicações por testemunha; “eu estava com a presidente e, para minha falta de sorte, a ligação caiu três vezes”, disse paulo bernardo; tomou dura; cpi da telefonia?
O ministro Paulo Bernardo disse que não deu sorte, mas pode ter efeito positivo um fato que poderia ser apenas reflexo do atraso tecnológico da telefonia brasileira: ligação telefônica entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, na manhã desta quarta-feira 8, teve a linha cortada por três vezes. E tudo diante do ministro das Comunicações. Dilma, naturalmente, não gostou nada do que aconteceu. E pediu mais providências oficiais para Bernardo sobre as operadoras. Uma das medidas pode ser a volta da suspensão de vendas de chips pela TIM. Há no Congresso iniciativa de se abrir uma CPI da Telefonia.
"Eu estava com a presidente e, para minha falta de sorte, enquanto eles tentavam se falar, a ligação caiu três vezes. Portanto, fui duplamente alertado por causa disso", disse o ministro.
Ele levou a questão na brincadeira, mas para quase 200 milhões de brasileiros a questão é das mais sérias. A TIM, por exemplo, está sendo acusada de derrubar propositalmente as ligações, para obter novas chamadas e receber por mais impulsos. Essa prática foi denunciada, sobre outras operadoras, logo após o processo de privatização da telefonia, nos anos de 1990.
Abaixo, notícia publicada pelo portal Folha.com a respeito das dificuldades celulares de Dilma e Lula:
DILMA COBRA AÇÃO DE MINISTRO APÓS LIGAÇÃO COM LULA CAIR 3 VEZES
A presidente da república Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula não estão livres das inconvenientes quedas de chamadas, que se mostram recorrentes na telefonia móvel.
Segundo relatou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, na semana passada, Lula e Dilma, tiveram de repetir a chamada por três vezes antes de conseguirem conversar pelo celular.
"Eu estava com a presidente e, para minha falta de sorte, enquanto eles tentavam se falar, a ligação caiu três vezes. Portanto, fui duplamente alertado por causa disso", brincou o ministro.
Ainda de acordo com Paulo Bernardo, a ligação era interurbana. O ex-presidente Lula estava dentro de um carro, na rodovia Anchieta, em São Paulo, enquanto a presidente Dilma, em Brasília.
"Ela [Dilma] disse a ele [Lula]: o Paulo Bernardo está aqui e vai tomar providências", confidenciou o ministro.
Paulo Bernardo participa de audiência pública no Senado para comentar os problemas da telefonia móvel no país.
SUSPENSÃO
No fim de julho, a Anatel suspendeu as vendas de chips da TIM, Claro e Oi, após o TCU (Tribunal de Contas da União) exigir da agência melhorias na qualidade dos serviços.
O tribunal cobrava posições mais firmes do regulador para punir as operadoras, especialmente nos casos que chegaram à central de reclamações da própria agência. No final de julho, o TCU enviou nova notificação à Anatel, que, desta vez, poderia ser multada caso não cumprisse os termos do acórdão.
A proibição da venda de chips ocorreu em 18 de julho e os motivos apresentados pela agência foram, em sua maioria, decorrentes das determinações do TCU --que exigia maior peso nos indicadores de atendimento ao cliente na fórmula usada para calcular as metas de qualidade dos serviços.
TIM
A Folha informou ontem que a Anatel acusa a TIM de derrubar propositalmente ligações de usuários do plano Infinity, que cobra por ligação, e não por minuto.
A TIM não se manifestara até a conclusão desta edição sobre o suposto repasse de informações incorretas.
A empresa negou que os desligamentos no Infinity sejam deliberados e disse haver graves erros de processamento dos dados pela Anatel.
As informações sobre a queda de ligações, assim como sobre os demais indicadores, estão em relatórios nacionais da Anatel citados em ação do Ministério Público do Paraná.

Nenhum comentário: