sábado, 22 de junho de 2013

POLÍTICA - Governo terá de trabalhar para atender ao "novo padrão de exigência das ruas".

Governo terá de trabalhar para atender ao "novo padrão de exigência" das ruas, diz Gilberto Carvalho

Ao falar sobre os recentes protestos que tomaram as ruas do país, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência,Gilberto Carvalho, destacou que o governo terá de trabalhar para atender “ao novo padrão de exigência” e às demandas que estão surgindo nas manifestações populares.
A reportagem é de Danilo Macedo e Pedro Peduzzi e publicada pela Agência Brasil, 21-06-2013.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse nessa sexta-feira, durante reunião com organizadores da Jornada Mundial da Juventude, que o governo está preocupado com o aumento da violência durante os últimos protestos ocorridos em diversas cidades brasileiras. O ministro destacou que o governo terá de trabalhar para atender “ao novo padrão de exigência” e às demandas que estão surgindo nas manifestações populares.
“O que está preocupando nos últimos momentos, sobretudo, é que as manifestações acabam sendo palco para um tipo de expressão lamentável, irresponsável de vandalismo que não podemos aceitar: ver a Esplanada [dos Ministérios] amanhecer do jeito que amanheceu, com serviços públicos afetados, bem como pontos de ônibus, símbolos públicos importantes como o Itamaraty e como a Catedral de Brasília”, disse o ministro.
Carvalho acrescentou que as manifestações representam uma insatisfação popular que, muitas vezes, é expressa de maneira “menos adequada”, e acrescentou que, além de combate à corrupção e de ética na política, as reivindicações que mais aparecem são relacionadas a melhorias nas áreas de saúde e educação. “[Esses temas] estão a exigir do governo atitudes nessa perspectiva”, disse ele ao se referir “às três esferas” de governo.
“[Os protestos] Também estão a mostrar que essa grande camada de brasileiros, que emergiu da exclusão e que passou a consumir e a se movimentar mais, quer novos direitos. É natural e bom que seja assim porque as pessoas não se contentam com o meio do caminho. Portanto nós mesmos criamos, digamos assim, condições para que houvesse um novo padrão de exigência, e temos agora de correr atrás para atender a essas demandas”, argumentou o ministro.
Segundo ele, a atitude do governo federal, desde o primeiro momento, foi a de “ir ao encontro das manifestações, abrir o Palácio [do Planalto] para conversas com lideranças, tendo a compreensão de que se trata de um novo tipo de movimento, um novo tipo de liderança e de uma nova forma de organização”.
Sobre o encontro de jovens da Igreja Católica, marcado para julho no Rio de Janeiro, Carvalho espera que não ocorra em um clima como o atual. Ainda segundo ele, há dificuldades, por parte do Poder Público, de saber como estará o cenário à época. “Temos confiança de que vamos superar todos os problemas e de fato fazer uma jornada que corresponda a essa expectativa, que sempre tivemos, de um evento que signifique um marco de mobilização pela esperança, pela paz, pela vocação da juventude em se engajar.”

Nenhum comentário: