POR MARINA DIAS
A campanha de José Serra, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, rechaça a ideia de que o debate da Record, previsto para a próxima segunda-feira (1), tenha sido cancelado em razão da ausência do tucano.
"A Record não pode atribuir o cancelamento do debate a Serra. É injusto, porque fomos a todos os outros. Quem faltou alguma vez, como no debate da Cúria, foi o candidato Celso Russomanno (PRB). Fizemos nossa parte", afirmou Edson Aparecido, coordenador-geral da campanha do PSDB em São Paulo.
Nesta quarta-feira (26), a Record cancelou o debate entre os candidatos à Prefeitura da capital paulista. Por meio de nota, a emissora disse que o cancelamento se deu por causa da ausência de Serra e Russomanno no encontro. De acordo com o texto, "os responsáveis pela campanha de José Serra não responderam aos convites para a negociação de regras e acordos do debate".
Aparecido reconhece que a campanha "ainda não havia decidido" se Serra iria ou não ao debate da Record, mas afirma que "estava muito longe para definir". "Teríamos amanhã, sexta e o fim de semana para resolver", explicou.
Ainda segundo a nota da emissora, Russomanno, líder das últimas pesquisas de inteção de voto, também não compareceria ao debate porque, "na mesma data, por previsão médica", deve nascer a filha do candidato, Katherine.
Fim dos debates?
As campanhas do PT e PSDB se preocupam com a ausência de debates na reta final para o primeiro turno, em 7 de outubro. O último embate entre os candidatos aconteceu na segunda-feira (24), na TV Gazeta em parceria com o Terra.
Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB) disputam lugar no segundo turno contra Russomanno e os dirigentes de ambas as campanhas acreditam ser "saudável" mais confrontos entre eles. "Sem debates na última semana, quem perde é o eleitor", afirma Edson Aparecido.
Com o debate da Record cancelado, haveria somente o da Rede Globo, previsto para o dia 4, antes do domingo de eleição. A emissora, porém, quer a participação apenas dos cinco primeiros colocados nas pesquisas, mas o candidato do PRTB, Levy Fidelix, ganhou o direito de comparecer por decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Dessa forma, a Globo reavalia a possibilidade de o debate acontecer.
Serra e Haddad garantem presença no debate da Globo. E a campanha de Russomanno também. "Primeiro precisamos ver se vai ter debate na Globo. Se tiver, Russomanno estará com certeza presente", afirmou a Terra Magazine Marcos Pereira, coordenador-geral da campanha do PRB.
Notas
No fim da tarde desta quarta-feira (26), a campanha de Serra divulgou uma nota em que, como publica esta reportagem, afirma que Serra não é o "responsável" pelo cancelamento do debate da Record, fato que chama de "lamentável". O texto liga a campanha de Russomanno à Rede Record e à Igreja Universal e ataca: "A Record e Russomanno devem assumir a decisão de cancelamento sem tentar jogá-la nas costas de terceiros".
Em resposta, a Record publicou nova nota à imprensa, em que afirma ter comunicado diversas vezes a campanha tucana sobre os encontros para definir as regras do debate. Segundo a emissora, foram seis comunicados, todos protocolados na Justiça Eleitoral.
"O candidato e o partido jamais responderam aos documentos protocolados no PSDB, na Justiça Eleitoral ou enviados por e-mail para os responsáveis pela campanha. Infelizmente não obtivemos resposta", diz a nota da Record.
Por fim, foi a vez da campanha do candidato do PT, Fernando Haddad, emitir nota pública sobre o caso. "Haddad expressa profunda preocupação com as seguidas recusas de seu adversário na disputa, Celso Russomanno (PRB), a comparecer a debates, oportunidades as quais a população de São Paulo poderia conhecer melhor os candidatos e comparar suas propostas", diz o texto, que também critica Serra. "José Serra (PSDB), que também não confirmara presença no debate da Record, e Celso Russomanno, devem repensar suas decisões", finaliza a nota.