Presidente Dilma e ex-presidente Lula juntos na Rio+20 (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

POR MARINA DIAS
A presidente Dilma Rousseff acaba de embarcar na Basa Aérea de Brasília para um almoço em São Paulo com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro está previsto para acontecer na sede da Presidência da República na capital paulista. Dilma retorna para a capital federal já no final da tarde desta quarta-feira (5).
No entanto, segundo interlocutores da presidente, Dilma e Lula podem preferir um lugar mais discreto para almoçar e discutir as eleições municipais em todo o país, principalmente a disputa em São Paulo.
Como antecipou Terra Magazine, o PT já contava com a entrada da presidente na campanha do candidato petista à sucessão de Gilberto Kassab (PSD), Fernando Haddad, para a segunda quinzena de setembro.
Após a divulgação da última pesquisa Datafolha, que indica um empate técnico entre o petista e o tucano José Serra em busca do segundo turno contra Celso Russomanno (PRB), a presença de Dilma "se fez mais necessária" ao lado de Haddad, dizem coordenadores da campanha do PT.
Segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, a presidente já gravou depoimentos para Haddad há dez dias e o vídeo está guardado com o marqueteiro baiano João Santana. Na agenda do candidato para esta quarta não está prevista nenhuma gravação de programa eleitoral na produtora – com ou sem Dilma. Até porque Santana está na Venezuela, onde dirige ainda a comunicação da campanha para reeleição de Hugo Chávez.
Dessa forma, dizem assessores da presidente, a viagem deverá ser apenas para acertar ponteiros com Lula sobre sua imersão nas campanhas do PT pelo Brasil.
Terra Magazine.