domingo, 20 de janeiro de 2013

ENERGIA - Petróleo, Etanol, Gás.


O papel do petróleo, do etanol e do gás no desenvolvimento brasileiro

Ganhou pouca evidência a importante entrevista da diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Magda Chambriard, sobre as estimativas em relação ao petróleo e ao gás no Brasil nos próximos anos. Segundo ela, o país estará em condições de exportar 1,5 milhão de barris de petróleo por dia daqui a uma década. Nesse período, as reservas devem dobrar.

"Se tudo acontecer conforme o planejado e conforme o desenvolvimento pretendido com o pré-sal, nos próximos 10 anos seremos capazes de exportar 1,5 milhão de barris por dia", afirmou Chambriard. Isso colocará o Brasil ao lado de grandes exportadores como a Noruega.

Com o pré-sal, nas águas profundas, o Brasil espera elevar sua produção a cinco milhões de barris diários.

Em dezembro 1º leilão exclusivo de gás de xisto


A diretora-geral da ANP também disse que as reservas de gás de xisto no Brasil são muito relevantes e não podem ficar paradas. Em dezembro deve ocorrer o primeiro leilão exclusivo de gás de xisto.

A bacia de Parnaíba chama atenção. "As extensões são tão grandes que não pode ser pouco volume de gás”, afirmou. Segundo estudos preliminares, o potencial de gás de xisto no Brasil poderia chegar a 500 trilhões de metros cúbicos. "Isso é muita coisa, gás para chuchu. Mais que o pré sal, se for verdade."

O leilão é muito bem-vindo, já que representará gás mais barato e limpo para as térmicas. O xisto é considerado até duas vezes mais limpo que o carvão mineral. É fundamental para a continuidade da diversificação da matriz energética brasileira.

Etanol na gasolina: de 20% para 25%


Além disso, Chambriard confirmou que a mistura de etanol na gasolina brasileira deverá aumentar dos atuais 20% para 25% a partir de abril. O etanol é fundamental para o nosso desenvolvimento econômico e ambiental. É mais barato e limpo que a gasolina.

Tudo isso, além de tudo, é importante para gerar recursos para a educação, o meio ambiente, a destinação de resíduos sólidos, o saneamento, e a inovação tecnologica.

Nenhum comentário: