quarta-feira, 31 de julho de 2013

SAÚDE - O álcool de frutas cítricas usado no tratamento do câncer.

O Álcool de Frutas Cítricas Usado no Tratamento do Câncer
Glioma Blog | Clóvis Orlando da Fonseca e Thereza Quirico-Santos | 26/06/2006

Pesquisadores inovam no tratamento de tumor com álcool de frutas cítricas

“O álcool perílico (AP) é um lipídio presente como óleo essencial nos vegetais, sendo responsável pelo aroma e oleosidade das frutas (cítricas), folhas como couve, hortelã, salsa, aipo, coentro, agrião, alho poró e sementes (ex. cereja).
Essa substância tem propriedades importantes na regulação do ciclo celular (controle de como as células se reproduzem); ativação do sistema de morte celular por um processo conhecido como apoptose, que não é lesivo para as outras células e estruturas vizinhas, e inibição da angiogênese e da migração celular, bloqueando a formação de metástase.
Desde o início da década 90, o álcool perílico vem sendo utilizado nos Estados Unidos, no tratamento de pacientes com câncer em estágio terminal.
Os resultados foram bastante promissores, tanto que foram autorizados estudos clínicos fase II (com seres humanos) mais amplos.
Contudo, como o AP era administrado pela via oral, causava transtorno no metabolismo além de também causar efeitos adversos, como náuseas e um quadro de dislipidemia.
Na administração pela via oral, o AP é metabolizado (absorvido) no fígado, mudando para outra forma química, exigindo utilização de doses elevadíssimas. Trabalhos do nosso grupo mostraram que o AP tinha efeito inibindo o crescimento de células tumorais de origem no sistema nervoso.
Idealizamos então administração pela via inalatória para que o acesso fosse direto no sistema nervoso e com maior difusão nas mucosas (células que revestem a parte interna do nariz), ativando o sistema imune (importante nos tratamentos de câncer) e evitando a metabolização no fígado.
A via inalatória atinge de modo bastante eficiente o sistema imune associado a mucosa e o sistema nervoso inibindo a proliferação de células anormais.
No protocolo de administração do AP pela via inalatória levamos em consideração o ciclo celular.
Nas células normais cada ciclo de proliferação ocorre aproximadamente a cada 12-18hs, enquanto nas alteradas (do tecido tumoral) o tempo é muito curto (6-8hs). Baseado nestes dados foi sugerido a administração do AP 4x ao dia.
Também sugerimos que fosse feito afastado das refeições, adequando o horário às atividades cotidianas, porém levando em consideração o ciclo celular e a distância entre as refeições.
Atualmente sabe-se que o crescimento tumoral é facilitado pela inflamação, oriunda da necrose (morte) das células tumorais.
Com isso há formação de edema (inchaço) no local, ou seja, a retenção de líquido com fatores de crescimento que aumentam a proliferação celular, inibem os genes supressores (que podem ajudar a conter o câncer), ativam a formação de vasos sanguíneos alterados (neoangiogênese) favorecendo o crescimento do tumor e a metástase.
Portanto, uma estratégia de controle do crescimento tumoral desordenado seria reduzir o mais possível a inflamação e o edema.
A prescrição de antiinflamatórios do tipo esteroidal (decadron) corticosteróide, visa diminuir a inflamação e o edema local, só que essa droga é um imunossupressor (deprime a imunidade) muito potente, levando o indivíduo a desenvolver infecções oportunistas geralmente com evolução grave.
Uma proteína plasmática (albumina) presente em concentração alta no plasma e fluidos biológicos (líquidos do organismo) tem como uma função importante regular a distribuição de líquido no organismo, regulando a pressão osmótica e oncótica.
Nos processos com grande proliferação celular (ex: câncer, infecção) a concentração das proteínas plasmáticas e principalmente albumina fica bastante reduzida, sendo este um fator de prognóstico importante.
Neste protocolo de utilização do álcool perílico solicitamos aos pacientes que tenham uma dieta adequada de modo a repor os fatores (nutrientes) que estão sendo consumidos pela proliferação tumoral.
Sugerimos que diariamente seja preparado, pelo menos uma vez ao dia, um suco de frutas, com cenoura ou beterraba e uma folha de couve crua e adicionando uma colher de sobremesa de albumina em pó sem sabor. No almoço ou jantar uma sopa ou caldo de legumes, com uma carne e adicionado antes de bater no liquidificador um dos vegetais que são muito ricos em derivados do álcool perílico: salsa, agrião, hortelã, coentro, aipo, brócolis ou alho poró.
Temos evidências que o AP ativa o sistema imune, especialmente das células citotóxicas naturais que controlam de forma eficiente a proliferação de células alteradas e infectadas por vírus, ou outros parasitas. Gostaríamos de lembrar que o sistema imune é muito sensível às influências dos hormônios do estresse, que inibem atividade das células citotóxicas naturais, muito importantes no controle anti-tumoral.”“.
Para terminar este artigo cito novamente o texto escrito pelo Professor Cid Buarque de Gusmão, cujas opiniões eu partilho e endosso:

“Ainda temos um longo caminho a percorrer no tratamento dos gliomas cerebrais. Porém, qualquer avanço só será alcançado através dos estudos clínicos. Devemos, assim, encorajar nossos pacientes a participar dos estudos em andamento. Como médicos, deveríamos fazer um esforço conjunto, na criação de grupos nacionais de tratamento e pesquisa de patologias como essa, onde o sucesso só será alcançado através do esforço conjunto. Enquanto isso, devemos encorajar e comemorar pequenas vitórias como esta.” (2)
Referências:
(1) Cid Buarque de Gusmão - Diretor do Centro de Oncologia do Hospital 9 de Julho, São Paulo, SP. Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, AmericanSocietyofClinicalOncology, EuropeanSociety for Medical Oncology. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (1998-2001). Presidente da Sociedade Paulista de Oncologia Clínica (1998-1999).
(2) ArquivosBrasileiros de Oncologia pg 85-92, setembro de 2005.
(3) What progress has been made in surgical management of patients with astrocytoma and oligodendroglioma in Australia over the last two decades? Smith SF, Simpson JM, Sekhon LH. Department of Neurosurgery, Royal North Shore Hospital, St. Leonards, NSW Australia.

Nenhum comentário: